Secretário de Estado de Saúde pede exoneração em meio a polêmica com compra de respiradores
Assembleia Legislativa já tinha aprovado pedido de afastamento de Helton Zeferino
Assembleia Legislativa já tinha aprovado pedido de afastamento de Helton Zeferino
O governo de Santa Catarina divulgou no final da noite desta quinta-feira, 30, nota oficial informando que o governador Carlos Moisés aceitou pedido de exoneração do Secretário de Estado de Saúde, Helton Zeferino.
A Assembleia Legislativa (Alesc) já havia aprovado na quarta-feira, 29, pedido de afastamento do secretário por conta de possíveis irregularidades na compra, por R$ 33 milhões, de 200 respiradores artificiais pelo governo estadual, denunciada nesta semana pelo site The Intercept Brasil.
A compra suspeita rendeu também um inquérito da Polícia Civil. Entre as suspeitas está o pagamento antecipado dos equipamentos que estão sem previsão de chegar.
“O governo agradece os serviços prestados pelo secretário em prol das políticas públicas de saúde dos catarinenses, ao tempo que reconhece as conquistas e avanços da pasta sob seu comando”, diz trecho da nota.
A nota segue enaltecendo trabalhos de Helton na secretária como a quitação da dívida da saúde, estimada em R$ 750 milhões, a construção da política hospitalar catarinense e o comanda das ações durante a pandemia do coronavírus.
O nome do novo secretário deve ser divulgado nos próximos dias.