Secretário de Rio Negrinho é preso por suspeita de desvio de dinheiro público

Operação foi realizada pelo Gaeco nesta quarta-feira

Secretário de Rio Negrinho é preso por suspeita de desvio de dinheiro público

Operação foi realizada pelo Gaeco nesta quarta-feira

Fred Romano

Na manhã desta quarta-feira, 11, o Gaeco — Grupo de Combate às Organizações Criminosas —, em apoio a 2ª Promotoria de Justiça de Rio Negrinho, realizou a Operação “Intraneus”, em investigação de desvio de dinheiro público supostamente cometido por Dimas Kocan, secretário de Finanças de Rio Negrinho, no Planalto Norte. Ele foi preso preventivamente.

Dimas teria sido beneficiado por meio de transferências bancárias de contas-correntes da prefeitura para a contas pessoais e para uma empresa, supostamente constituída por ele. Estima-se que o esquema possa ter desviado um valor superior a R$ 3 milhões dos cofres públicos.

Ao todo, foram expedidos pelo Poder Judiciário, por meio da 2ª Vara de Rio Negrinho, um mandado de prisão preventiva, dois mandados de busca e apreensão e ordem de sequestro de automóveis e de imóveis do investigado, além de imóveis de terceiros e de uma empresa. Um dos mandados de busca foi cumprido na sede da Prefeitura de Rio Negrinho, especialmente nos locais de trabalho do investigado. A operação foi acompanhada pela Polícia Científica, por meio da Gerência Regional de Joinville.

O que diz o prefeito?

O prefeito de Rio Negrinho, Caio Treml (PL), se manifestou por meio de vídeo publicado em seu Instagram na manhã desta quarta-feira, 11. “Nossos controles de fiscalização perceberam que um servidor, com mais de dez anos de casa, que sempre trabalhou na Secretaria de Finanças, estava fazendo desvios de uma conta da prefeitura para contas de empresas em seu nome e também para sua conta pessoal”, informa o prefeito.

O secretário estava há dois meses no cargo e as ações foram descobertas pela prefeitura há cerca de três semanas. Caio afirma que a prefeitura entrou em contato com o Ministério Público para dar início a uma investigação sigilosa. “Somente três pessoas estavam sabendo junto com a promotora”, disse Caio.

Na última quinta-feira, 5, enquanto a cidade era atingida por alagamentos devido às fortes chuvas, o secretário fez um novo desvio para sua conta pessoal.

“Conseguimos prender esse meliante”, comenta Caio. “Acreditamos na Justiça e logo o município vai estar recuperando esse valor que ele desviou indevidamente”, completa.

Leia também:
1. PM localiza cinco veículos com registro de furto em Joinville
2. VÍDEO – Incêndio atinge apartamento e deixa duas pessoas feridas em Joinville
3. Previsão do tempo em Joinville: veja como será o feriadão de 12 de outubro
4. Novo modelo da merenda escolar em Joinville é discutido na Câmara; veja principais pontos
5. Disputa de terra termina em tiroteio em Itapoá


Assista agora mesmo!

Papo com quem entende: representante da Opa revela o mais novo sabor da cerveja:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo