Secretário de Saúde justifica filas de espera e falta de médicos em Joinville
Jean Rodrigues da Silva participou de reunião com vereadores da Comissão de Saúde nesta quarta-feira, 17
Os vereadores da Comissão de Saúde, Kiko do Restaurante, Wilian Tonezi e Cassiano Ucker, receberam o secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, nesta quarta-feira, 17, durante a reunião ordinária. Foram discutidos e esclarecidos assuntos sobre a demanda e os critérios na fila de espera, bem como a falta de médicos nas unidades de saúde.
Silva explicou que há uma divisão de gestão entre município e estado. Os exames, consultas e procedimentos médicos são de responsabilidade do município. O processo de cirurgia eletiva, desde a regulação até a autorização, é de gestão do estado. Também afirmou que os critérios são analisados pelo médico, dando autonomia para o profissional avaliar a urgência de cada paciente.
Ele ainda ressaltou a eficiência do prontuário eletrônico na rede de saúde. O sistema simplifica o contato do médico com o histórico do paciente, possibilitando um melhor atendimento e agilidade no processo.
Segundo o secretário, a falta de funcionários na saúde vem da necessidade de reposição de médicos.
De acordo com ele, “entre janeiro e fevereiro, 36 médicos saíram da rede para atender em residência, ou tiveram término de contrato, trazendo um grande problema de reposição”. Silva afirma que a elaboração de concurso público para preenchimento dessas vagas está em tramitação na Secretaria de Gestão de Pessoas.
A comissão agendou outra reunião com o secretário para o próximo dia 26 para prestação de contas.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube