Secretário Luciano Buligon visita Joinville e projeta novo ciclo de desenvolvimento para SC
Ele também visitou diferentes regiões da cidade ao lado do prefeito Adriano Silva
Ele também visitou diferentes regiões da cidade ao lado do prefeito Adriano Silva
O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, do Governo de Santa Catarina, Luciano Buligon estava em visita a Joinville e, nesta segunda-feira, 24, participou de uma reunião do Conselho da Associação Empresarial de Joinville (Acij), onde se debateu sobre projeções envolvendo a confiança na economia catarinense.
Com uma perspectiva otimista sobre o futuro, o secretário mostrou índices do estado que se destacam no cenário nacional e projetam números ainda melhores na retomada plena da economia no período pós-pandemia da Covid-19.
O secretário assumiu o compromisso de criar, em conjunto com as entidades representativas do setor produtivo, um planejamento físico-espacial para obter o melhor aproveitamento das oportunidades para um novo ciclo de crescimento.
“Enfrentamos um momento difícil e desafiador, no qual a prioridade é a saúde das pessoas e a manutenção dos empregos. Mas os números mostram a força e a resiliência dos catarinenses diante da pandemia”, afirmou.
Buligon destacou o crescimento de todos os setores em março comparado ao mesmo mês do ano passado: 36,5% na indústria, 13,2% nos serviços e 25,8% no comércio.
Ele ainda ressaltou a ampliação de 86,8 mil postos formais de trabalho no primeiro trimestre de 2021. “É o maior saldo de empregos para os três primeiros meses do ano em toda a série histórica, iniciada em 2004, conforme aponta o Caged”, complementou.
O presidente da Acij, Marco Antonio Corsini, reforçou que o setor produtivo está disposto em atuar em parceria com o poder público e pediu atenção especial à questão energética e ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão ligado ao secretário.
“Precisamos que o Estado viabilize a energia elétrica necessária para as empresas aumentarem sua capacidade de produção no período pós-pandemia”, solicitou.
A reunião também contou com a participação do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), do deputado estadual Kennedy Nunes (PSD), e lideranças empresariais, como o ex-prefeito Udo Döhler.
Na manhã desta terça-feira, 25, o prefeito Adriano Silva voltou a encontrar o secretário Luciano Buligon. Eles visitaram diferentes regiões da cidade para discutir projetos que podem ser viabilizados por parceria entre os governos municipal e estadual.
O roteiro incluiu visita aos quatro locais que possuem projetos para a execução de pontes, nas ruas Plácido Olímpio de Oliveira, Nacar, Anêmonas e Alwino Hansen.
“Fiz questão de mostrar ao secretário Buligon os locais das pontes, destacando os benefícios que cada uma delas trará para a mobilidade, para a economia e para o desenvolvimento de Joinville”, diz Adriano Silva.
Na Cidadela Antarctica, o prefeito destacou que o espaço tem potencial para se tornar um centro de atividades culturais e de lazer.
“Estou tendo a oportunidade de conhecer uma Joinville que eu não conhecia”, afirmou o secretário.
Outro espaço visitado foi o Ginásio Ivan Rodrigues, que pertence ao governo estadual e não está sendo utilizado no momento. Ambos devem pensar em alternativas para revitalizar e ocupar o espaço.
Já na Central de Abastecimento de Joinville (Ceasa), o prefeito apresentou a estrutura do Banco de Alimentos, projeto que pode atuar como suporte ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Atualmente, a cobertura do galpão está comprometida em função de eventos climáticos registrados em 2020.
O último ponto visitado foi a região do Parque Industrial Paranaguamirim, área que abriga um núcleo pujante de desenvolvimento econômico da zona Sul de Joinville, que ocupa cerca de 800 mil metros quadrados.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: