Segunda edição do Sakura Joinville inicia com bom público, oficinas e atrações na Expoville

Festival segue até domingo

Segunda edição do Sakura Joinville inicia com bom público, oficinas e atrações na Expoville

Festival segue até domingo

Rafael Moreira

Iniciou na noite desta sexta-feira, 12, a segunda edição do Sakura Matsuri Joinville, evento dedicado à apresentação da cultura japonesa. O festival está sendo realizado na Expoville e segue até domingo, 14.

O festival, que ocorre das 10h às 22h no sábado, 13, e das 10h às 20h no domingo, é repleto de atrações voltadas à cultura japonesa, com muita gastronomia, oficinas, artesanato, cultura pop, além de apresentações musicais tradicionais e de artes marciais.

Rafael Moreira/O Município Joinville

Um dos destaques do festival é a variedade de produtos comercializados, que vão desde roupas, doces, brinquedos e adesivos até objetos decorativos. Marina Takase e Yuina Takase, mãe e filha, vieram de Florianópolis para expor objetos de cerâmica, desenhos e outros artigos.

“Comercializo objetos artesanais, cujo processo começa desde a lenha até a criação de pratos e objetos de cerâmica. Minha filha também comercializa seus desenhos. Este é o segundo ano que participamos do Sakura Joinville e, neste ano, também estou realizando uma oficina de cerâmica no festival”, contou Marina.

Rafael Moreira/O Município Joinville

Para um dos organizadores do Sakura Matsuri Joinville, Fábio Siqueira Martins, a abertura contou com um bom público. O festival tem entrada gratuita, porém é necessário reservar os ingressos na plataforma Sympla.

“O primeiro dia é um aquecimento, em que colocamos tudo para funcionar, e já estamos recebendo um público bem bacana, com fila em algumas exposições. Isso nos anima para os outros dois dias, quando teremos mais atrações, principalmente com os concursos de cosplay e o Miss Nikkey Japonês, voltado para mulheres de diversas regiões de Santa Catarina”, disse.

Rafael Moreira/O Município Joinville

Idealizado pela Associação Matusa Bujutsu, o evento tem como objetivo arrecadar recursos para a criação do Parque Sakura Joinville. O nome é inspirado no conhecido Parque Sakura, localizado em Frei Rogério, no Oeste catarinense. A intenção é que, no futuro, o parque se torne um centro de referência em cultura oriental no Norte de Santa Catarina.

Rafael Moreira/O Município Joinville

Culinária

A culinária é um capítulo à parte no Sakura Matsuri. Iguarias como tempura, sushi, guioza e yakisoba estão entre os sabores que o público encontra na Expoville, preparados por restaurantes de Joinville, Curitiba, Florianópolis e São Paulo, com operações vindas do Bairro da Liberdade.

O mercadinho dentro da Expoville também é bem procurado pelo público atrás de salgadinhos, doces, temperos, bebidas e outras comidas que são comercializadas no Japão.

Oficinas

Algumas oficinas gratuitas acontecem no evento. Confira detalhes de cada uma:

  • Origami: a arte tradicional japonesa de dobrar papel para criar figuras e objetos.
  • Kanzashi: produção de acessórios ornamentais para cabelo usados com quimonos tradicionais.
  • Brincando com Argila: modelagem artística com argila, inspirada na estética japonesa.
  • Bordado Sashiko: técnica de bordado japonesa usada tanto para decoração quanto para reforço de roupas.
  • Mizuhiki: arte japonesa de criar ornamentos e laços decorativos com cordões de papel.
  • Escrita Shuji: caligrafia japonesa, prática de escrever caracteres com pincel e tinta.

Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior