Rafael Moreira/O Município Joinville
Segunda edição do Sakura Joinville inicia com bom público, oficinas e atrações na Expoville
Festival segue até domingo
Iniciou na noite desta sexta-feira, 12, a segunda edição do Sakura Matsuri Joinville, evento dedicado à apresentação da cultura japonesa. O festival está sendo realizado na Expoville e segue até domingo, 14.
O festival, que ocorre das 10h às 22h no sábado, 13, e das 10h às 20h no domingo, é repleto de atrações voltadas à cultura japonesa, com muita gastronomia, oficinas, artesanato, cultura pop, além de apresentações musicais tradicionais e de artes marciais.
Um dos destaques do festival é a variedade de produtos comercializados, que vão desde roupas, doces, brinquedos e adesivos até objetos decorativos. Marina Takase e Yuina Takase, mãe e filha, vieram de Florianópolis para expor objetos de cerâmica, desenhos e outros artigos.
“Comercializo objetos artesanais, cujo processo começa desde a lenha até a criação de pratos e objetos de cerâmica. Minha filha também comercializa seus desenhos. Este é o segundo ano que participamos do Sakura Joinville e, neste ano, também estou realizando uma oficina de cerâmica no festival”, contou Marina.
Para um dos organizadores do Sakura Matsuri Joinville, Fábio Siqueira Martins, a abertura contou com um bom público. O festival tem entrada gratuita, porém é necessário reservar os ingressos na plataforma Sympla.
“O primeiro dia é um aquecimento, em que colocamos tudo para funcionar, e já estamos recebendo um público bem bacana, com fila em algumas exposições. Isso nos anima para os outros dois dias, quando teremos mais atrações, principalmente com os concursos de cosplay e o Miss Nikkey Japonês, voltado para mulheres de diversas regiões de Santa Catarina”, disse.
Idealizado pela Associação Matusa Bujutsu, o evento tem como objetivo arrecadar recursos para a criação do Parque Sakura Joinville. O nome é inspirado no conhecido Parque Sakura, localizado em Frei Rogério, no Oeste catarinense. A intenção é que, no futuro, o parque se torne um centro de referência em cultura oriental no Norte de Santa Catarina.
Culinária
A culinária é um capítulo à parte no Sakura Matsuri. Iguarias como tempura, sushi, guioza e yakisoba estão entre os sabores que o público encontra na Expoville, preparados por restaurantes de Joinville, Curitiba, Florianópolis e São Paulo, com operações vindas do Bairro da Liberdade.
O mercadinho dentro da Expoville também é bem procurado pelo público atrás de salgadinhos, doces, temperos, bebidas e outras comidas que são comercializadas no Japão.
Oficinas
Algumas oficinas gratuitas acontecem no evento. Confira detalhes de cada uma:
- Origami: a arte tradicional japonesa de dobrar papel para criar figuras e objetos.
- Kanzashi: produção de acessórios ornamentais para cabelo usados com quimonos tradicionais.
- Brincando com Argila: modelagem artística com argila, inspirada na estética japonesa.
- Bordado Sashiko: técnica de bordado japonesa usada tanto para decoração quanto para reforço de roupas.
- Mizuhiki: arte japonesa de criar ornamentos e laços decorativos com cordões de papel.
- Escrita Shuji: caligrafia japonesa, prática de escrever caracteres com pincel e tinta.
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: