Segunda etapa do Inquérito Epidemiológico da Covid-19 estuda assintomáticos em Joinville
Secretaria da Saúde planeja fazer de 100 a 200 mil testes rápidos
Com o fim da primeira fase do Inquérito Epidemiológico da Covid-19, anunciada nesta quarta-feira, 26, a Secretaria da Saúde afirmou que a segunda etapa já está planejada e deve ser retomada em meados de setembro. Nesta fase, serão testados de 100 a 200 mil moradores assintomáticos, ou seja, que não possuem sintomas do novo coronavírus.
O secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva, explica que as pessoas poderão se candidatar pelo site da prefeitura e o teste rápido será feito por agendamento. Além disso, a população deverá responder um questionário, como o realizado na primeira etapa.
Para pacientes com sintomas, a Secretaria de Saúde irá lançar uma nova nota técnica, que permite a testagem de qualquer pessoa que apresente sintomas do coronavírus nas unidades de saúde. Nestes casos, o exame aplicado é o RT-PCR, famoso por utilizar um conete dentro do nariz do paciente.
Para atender a demanda de testes que serão feitos, Joinville deverá começar a analisar os resultados, que atualmente são enviados para Florianópolis. “Estamos correndo com a abertura do Laboratório Municipal para diagnósticos junto ao Lacen”, afirma Silva. Com a ação, os laudos seriam anunciados com mais agilidade.