Segunda via da carteira de identidade pode ser solicitada pela internet em Santa Catarina
Ferramenta foi criada para agilizar o atendimento e evitar aglomerações nas unidades do IGP
Ferramenta foi criada para agilizar o atendimento e evitar aglomerações nas unidades do IGP
A partir das 13 horas desta quinta-feira, 18, a população catarinense poderá solicitar a segunda via da carteira de identidade pela internet. A criação da nova ferramenta tem como objetivo agilizar o atendimento e evitar a aglomerações de pessoas nas unidades do Instituto Geral de Perícias (IGP).
“No momento em que uma pandemia assola o mundo, esta ferramenta diminuirá a circulação de pessoas nas unidades de atendimento do IGP e Postos de Identificação conveniados, fazendo com que elas se dirijam ao IGP apenas uma vez, para retirar o documento pronto”, explica o perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano.
Para ter direito a 2ª Via Rápida o solicitante deve acessar o site do IGP. É necessário ter feito a primeira via do documento em Santa Catarina. A emissão só ocorrerá após o pagamento da taxa de R$ 38,78, cujo boleto será gerado antes do término da solicitação e apenas no site do IGP.
A nova ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) após solicitação do IGP.
Por ano, o IGP emite mais de 550 mil carteiras de identidade em Santa Catarina, e cerca de 70% delas são de segundas vias.
“O nosso objetivo é ampliar e agilizar o atendimento no setor de identificação civil, sem a necessidade de abertura de novas unidades de atendimento, contratação de novos atendentes ou aquisição de novos equipamentos, mas utilizando a tecnologia para automatizar as solicitações de documentos que já foram emitidos para o cidadão catarinense”, explica o diretor do Instituto de Identificação, Fernando Souza.
A própria ferramenta dirá ao cidadão se ele se encaixa ou não nos requisitos mínimos para poder solicitar a 2ª via rápida. Caso não se encaixe, o sistema o direcionará para o agendamento presencial.
– O documento emitido na solicitação de uma 2ª via rápida terá exatamente os mesmos dados da última emissão em Santa Catarina;
– Somente o próprio requerente poderá retirar a 2ª via rápida, sem exceções. No caso de menores de 16 anos, o responsável legal deverá estar junto para que o documento seja entregue;
– Por questões de segurança, as retirada da 2ª via rápida ocorrerá inicialmente somente em unidades do IGP, após confronto papiloscópico para certificar a identidade do retirante presencial como sendo a mesma do requerente virtual;
– Qualquer alteração que necessite ser feita nos dados da carteira de identidade implicará obrigatoriamente na necessidade de atendimento presencial no IGP ou Postos de Identificação conveniados.