+

Segunda via da carteira de identidade pode ser solicitada pela internet em Santa Catarina

Ferramenta foi criada para agilizar o atendimento e evitar aglomerações nas unidades do IGP

Segunda via da carteira de identidade pode ser solicitada pela internet em Santa Catarina

Ferramenta foi criada para agilizar o atendimento e evitar aglomerações nas unidades do IGP

Redação O Município Joinville

A partir das 13 horas desta quinta-feira, 18, a população catarinense poderá solicitar a segunda via da carteira de identidade pela internet. A criação da nova ferramenta tem como objetivo agilizar o atendimento e evitar a aglomerações de pessoas nas unidades do Instituto Geral de Perícias (IGP).

“No momento em que uma pandemia assola o mundo, esta ferramenta diminuirá a circulação de pessoas nas unidades de atendimento do IGP e Postos de Identificação conveniados, fazendo com que elas se dirijam ao IGP apenas uma vez, para retirar o documento pronto”, explica o perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano.

Para ter direito a 2ª Via Rápida o solicitante deve acessar o site do IGP. É necessário ter feito a primeira via do documento em Santa Catarina. A emissão só ocorrerá após o pagamento da taxa de R$ 38,78, cujo boleto será gerado antes do término da solicitação e apenas no site do IGP.

A nova ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) após solicitação do IGP.

Objetivo é agilizar atendimento

Por ano, o IGP emite mais de 550 mil carteiras de identidade em Santa Catarina, e cerca de 70% delas são de segundas vias.

“O nosso objetivo é ampliar e agilizar o atendimento no setor de identificação civil, sem a necessidade de abertura de novas unidades de atendimento, contratação de novos atendentes ou aquisição de novos equipamentos, mas utilizando a tecnologia para automatizar as solicitações de documentos que já foram emitidos para o cidadão catarinense”, explica o diretor do Instituto de Identificação, Fernando Souza.

A própria ferramenta dirá ao cidadão se ele se encaixa ou não nos requisitos mínimos para poder solicitar a 2ª via rápida. Caso não se encaixe, o sistema o direcionará para o agendamento presencial.

Como vai funcionar o pedido online

– O documento emitido na solicitação de uma 2ª via rápida terá exatamente os mesmos dados da última emissão em Santa Catarina;

– Somente o próprio requerente poderá retirar a 2ª via rápida, sem exceções. No caso de menores de 16 anos, o responsável legal deverá estar junto para que o documento seja entregue;

– Por questões de segurança, as retirada da 2ª via rápida ocorrerá inicialmente somente em unidades do IGP, após confronto papiloscópico para certificar a identidade do retirante presencial como sendo a mesma do requerente virtual;

– Qualquer alteração que necessite ser feita nos dados da carteira de identidade implicará obrigatoriamente na necessidade de atendimento presencial no IGP ou Postos de Identificação conveniados.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você já nos segue no Instagram? Clique aqui para acompanhe as notícias também por lá e participar de sorteios.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo