Seis vereadores de Joinville pedem suspensão da tramitação da reforma da previdência dos servidores
Prefeitura, porém, afirma que não há previsão de retirar projetos
Na manhã desta terça-feira, 25, os vereadores Adilson Girardi (MDB), Ana Lúcia Martins (PT), Cassiano Ucker (Cidadania), Cláudio Aragão (MDB), Lucas Souza (PDT) e Sidney Sabel (DEM) protocolaram um ofício no gabinete do prefeito Adriano Silva (Novo), solicitando a suspensão da tramitação dos projetos de lei da reforma da previdência dos servidores municipais de Joinville.
O documento sugere que a cidade aguarde até que as contas do Ipreville sejam auditadas por profissional a ser contratado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville (Sinsej). O requerimento também será protocolado junto à presidência do Legislativo.
Os três projetos que compõem a reforma já passaram pela Comissão de Legislação e Justiça e agora tramitam em conjunto nas comissões de Finanças e de Saúde.
Os vereadores querem suspensão e que o governo municipal sinalize a interrupção das análises até que se expliquem as dúvidas dos vereadores e dos servidores públicos em relação ao cálculo atuarial.
Relator mantém dois projetos em tramitação
Durante uma reunião Conjunta das Comissões de Finanças e Saúde, realizada na tarde desta terça-feira, na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), o relator das proposições da reforma da previdência, o vereador Wilian Tonezi (Patriota), afirmou que dois dos três projetos seguirão em tramitação.
O Projeto de Lei Orgânica (PLO) 23/21 e a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 3/21 devem seguir nos trâmites da CVJ. O Projeto de Lei Complementar (PLC) 8/2021, porém, ficará parado até os vereadores contratarem algum especialista para discutir o tema na Casa.
Prefeitura manterá projetos
A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Comunicação, informou que o projeto segue em tramitação e não há previsão de retirada.
O município ainda afirmou, através da nota, que entende a importância da reforma da previdência para garantir a sustentabilidade do Ipreville e para assegurar o pagamento da aposentadoria dos servidores no futuro.
“Por este motivo, o projeto segue o rito de tramitação na Câmara de Vereadores de Joinville”, afirma a nota Secretaria de Comunicação.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube