Sem desfile cívico, Joinville inicia Semana da Pátria com hasteamento de bandeiras
Participaram da solenidade prefeito e vice-prefeita, vereadores, secretários municipais, além de forças da segurança pública
Participaram da solenidade prefeito e vice-prefeita, vereadores, secretários municipais, além de forças da segurança pública
Sem o tradicional desfile de 7 de setembro, Joinville iniciou a Semana da Pátria com o hasteamento de bandeiras em frente à prefeitura. Ato solene contou com a participação do prefeito de Joinville, Adriano Silva, e vice-prefeita, Rejane Gambin, vereadores, secretários municipais, 62º Batalhão e banda, polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Guarda de Trânsito e bombeiros voluntários mirins.
As bandeiras foram hasteadas acompanhadas do hino nacional, orquestrado pela banda do exército. O hasteamento foi realizado pelo coronel Dirceu Neundorf da Polícia Militar, e subcomandante do 62º Batalhão, Alisson Clayton Dias Lôbo.
O subcomandante do 62º Batalhão lembrou a importância da data para a independência brasileira para que o povo cultue suas raízes e cultura. Também citou que o momento traz oportunidade para que os laços entre a população e o exército sejam estreitados. “Chamamos “nosso batalhão”, mas é um batalhão que pertence a toda a cidade”, afirma.
Convidado a representar os vereadores, o presidente da Câmara de Joinville, Maurício Peixer (PL), também foi convidado a se manifestar no ato solene. Em sua fala, o legislador destacou o momento de união entre executivo e legislativo em prol da unidade e patriotismo. “Respeitando as diferentes ideologias”, lembra.
Para Maurício, esta é uma semana para que as pessoas relembrem a história e celebrem a liberdade e independência. “Momento de unidade e patriotismo. […] Viver essa semana felizes por sermos independentes”, conclui.
O prefeito Adriano cita que a população deve aproveitar a semana para lembrar seus valores, de uma cidade feliz, da família, empreendedora e de pessoas que querem erguer o município. Momento este, cita, para valorizar a sua pátria.
Segundo Adriano, a palavra que marca a semana é a “honra”. Para ele, honrar a bandeira e a pátria é, também, honrar sua palavra. “Pessoa com caráter honra a sua palavra, honra sua família e o futuro da nação. Agradeço a presença de todos, vamos honrar nossa bandeira, nossa palavra e vamos honrar o Brasil”, finaliza.
No fim do ato, a banda do exército tocou também o hino de Joinville e outras músicas de seu repertório.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: