Sem local para atendimentos, CVV procura nova sede em Joinville
Antiga sede teve a energia elétrica desligada por risco de incêndio
Antiga sede teve a energia elétrica desligada por risco de incêndio
O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Joinville, que presta atendimento voluntário e gratuito de prevenção ao suicídio e apoio emocional, está a procura de uma nova sede após o antigo local ter a energia elétrica desligada por risco de incêndio.
Por segurança, um novo local deve ser escolhido para abrigar os voluntários que realizam os atendimentos. Em contato com a Prefeitura de Joinville, os voluntários receberam a proposta de uma sala em uma estrutura que está sendo construída pela Secretaria de Saúde. No entanto, a previsão do término é para meados de 2022.
Até a conclusão das obras, o CVV não tem uma sede fixa. “O centro atende 24 horas por dias nos sete dias da semana. É necessário um local para que os voluntários que não podem atender em suas casas possam realizar os atendimentos de forma segura e calma”, explica a voluntária Marlene Catão.
Com a chegada do coronavírus e as restrições, os atendimentos presenciais foram suspensos por um tempo. No entanto, voluntários continuavam frequentando o local por motivos pessoais. Com a falta de um ambiente, foi necessário realizar a suspensão definitiva dos atendimentos presenciais, mesmo após a flexibilização das normas sanitárias.
“Isso impede não somente a presença do voluntários no local que atende as ligações, mas também de quem busca ajuda no posto”, conta Marlene. Qualquer pessoa que tem um espaço físico pode ceder para o centro.
Segundo os voluntários, o local precisa ter um local para conversas confidenciais, espaço para mesa com computador, cadeira confortável, telefone, sinal de internet, banheiro próximo e um espaço para café.
O CVV é mantido por meio de doações realizadas por pessoas físicas e jurídicas. Antes da pandemia, a renda era mantida também por jantares e outros eventos.
“Não temos, no momento, doações fixas além dos voluntários. Ninguém tem uma rotina de doação mensal, no entanto, sempre precisamos para manter o serviço não deixe de existir”, comenta a voluntária.
Os contatos das voluntárias Marlene Catão (47) 9-9787-1546 e Regina Belletato (47) 9-9652-8707 estão disponíveis para quem tiver interesse em obter mais informações ou oferecer ajuda.
No momento, o CVV de Joinville têm 15 voluntários. Dos voluntários listados, quatro deles necessitam de um local para realizar atendimento por questões pessoais. No entanto, mesmo com esse número a demanda por ligações ultrapassa a quantidade de pessoas para realizá-las e a procura por voluntários se torna constante.
Em Joinville, cerca de 1,7 mil pessoas foram atendidas apenas no mês de agosto. No Brasil, o número chega a três milhões de atendimentos, mostrando assim a necessidade de novos voluntários dispostos a ajudar as pessoas que necessitam de apoio emocional.
Pessoas com mais de 18 anos de idade podem se cadastrar no site oficial. É necessário ter a disponibilidade de, ao menos, quatro horas por semana para atender as pessoas e realizar um curso gratuito de preparação de voluntários.
Se você está passando por algum momento delicado e precisa de apoio emocional, o CVV atende de segunda-feira a domingo, 24h por dia, por telefone, site, e-mail ou carta. O atendimento presencial não está acontecendo em Joinville.
Para ser atendido, basta ligar no telefone 188, sem custo de ligação, ou pelo site www.cvv.org.br, via chat, e-mail e carta.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: