Sem radar eletrônico, Joinville tem queda nas infrações de trânsito em 2021; veja números
Diminuição do número de infrações caiu em mais de 100 mil registros
Diminuição do número de infrações caiu em mais de 100 mil registros
Em 2021, até novembro, o Detran de Santa Catarina registrou 118.661 infrações de trânsito em Joinville. O número é menor que o mesmo período em 2020, quando mais de 215.519 infrações foram registradas, um número 44% maior que neste ano.
Segundo o gerente de Trânsito, Roger Demaria, o motivo para a diminuição no número de infrações registradas foi a pausa, no dia 3 de março, na operação dos radares. “As notificações de 2021 ocorreram em janeiro, fevereiro e até o dia três de março, por isso o número tão baixo. Não teve fiscalização eletrônica”, explica.
Em 2020, 137.089 mil infrações foram causadas por pessoas que transitavam na via com velocidade superior à permitida. Já em 2021, foram contabilizados, até 3 de março, 25.829 infrações. “A média deste ano provavelmente estaria mais alta, comparando com o ano passado. Como não há fiscalização, não temos como saber de forma exata”, completa.
Uma consequência, segundo Roger, é que o número de acidentes aumentou pela imprudência dos motoristas. “Apesar da pandemia, os acidentes além de aumentarem, eles ficaram mais fatais”, relata.
A infração líder de multas em Joinville é a de excesso de velocidade. Deixar de registrar o veículo em 30 dias aparece em segundo lugar. A terceira infração que mais multa é a de não identificação do infrator; a quarta é de conduzir veículo com defeito no sistema de iluminação, como lâmpada queimada.
O gerente de Trânsito, Roger Demaria, destaca as infrações que aparecem a seguir, em quinto, sexto, sétimo e oitava posição na lista divulgada pelo Detran-SC. “São infrações que se destacam por poderem ser evitadas por meio da atenção e do respeito pelas normas de trânsito”, relata.
Essa é uma infração muito comum pela falta de atenção da pessoa. Não deixar de manter a luz baixa de dia durante o movimento das rodovias é uma ocorrência comum que multa muitas pessoas em Joinville. “Essa é uma ação obrigatória pelo Código de Trânsito e se considera infração média, mas que pode ser evitada com a atenção das pessoas”, explica.
Transitar na faixa exclusiva para transporte coletivo e veículos de emergência geraram no ano de 2021 mais de três mil multas. Para o gerente de Trânsito, o pensamento comum é que como ninguém está usando a faixa, o motorista acha que está no direito de transitar pelo local, no entanto, isso gera um ciclo sem fim, podendo em algum momento causar problema para um veículo de emergência que precisa passar pelo local.
“Um minuto para um veículo de emergência pode salvar uma vida, por isso é uma questão de senso comum entender a importância da faixa”, ele comenta.
O celular é o objeto que mais multa em Joinville, tanto o manuseio quanto o uso celular no volante. “O celular gera uma falta de atenção que oferece perigo ao condutor, aos pedestres e aos outros motoristas, pois tira a atenção da pessoa da rua”, explica.
Para o gerente de Trânsito, esses segundos com os olhos longe das ruas movimentadas podem custar uma vida. “Essa é uma das infrações que evitadas podem salvar muitas vidas no trânsito, hoje em dia há formas de atender uma ligação por meio do rádio ou pelo bluetooth que anulam esse risco”, completa.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: