Semana Lixo Zero de Joinville começa nesta sexta-feira
A programação do evento conta com mais de 20 atividades
Começa nesta sexta-feira, 23, a 7ª Semana Lixo Zero em Joinville. Para iniciar o evento, será realiza uma transmissão ao vivo, partir das 11h, na cooperativa de recicladores “Recicla”, para discutir como funciona uma cooperativa de reciclagem, quem trabalha no local e outras discussões sobre o tema.
A atividade será transmitida pelo Instagram da Rastro Sustentabilidade, empresa que organiza o evento.
Neste ano, por conta da pandemia da Covid-19, o evento será totalmente virtual. A live será apresentada por Arthur Rancatti, um dos organizadores do do evento, e Anderson Ramalho da Silva, coordenador da Recicla.
“Acreditamos que uma transmissão online poderá chegar a muito mais pessoas que se interessam em saber para onde vão os resíduos que a coleta seletiva pega em suas casas”, explica o organizador.
Outras atividades
Além da visita a uma cooperativa de reciclagem, outra visita virtual fará parte da programação.
Com objetivo conhecer a unidade de reciclagem de EPS, mais conhecido como isopor, a Semana Lixo Zero de Joinville fará uma visita na empresa Termotécnica, localizada no bairro Pirabeiraba. A transmissão será no dia 27 de outubro, das 11h às 12h.
“Muita gente acha que o isopor não é reciclável, mas em Joinville é. Queremos mostrar todo o processo feito desde o recebimento do material até os produtos finais que podem ser feitos com o isopor reciclável”, afirma Rancatti.
Além das duas transmissões, mais de 20 ações estão previstas até o dia 31 de outubro. Toda a programação poderá ser acompanhada pelo site da Semana Lixo Zero Joinville.
Sobre a Semana Lixo Zero
Realizada em mais de 100 cidades brasileiras de todas as regiões do país, a Semana é idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil para mostrar na prática como adotar o aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos.
Há sete anos, o evento é organizado em Joinville pela Rastro Sustentabilidade, em parceria com diversas instituições, organizações, empresas e voluntários.
Nesse período, foram organizadas 513 ações, que reuniram mais de 25 mil participantes e resultaram em 18 toneladas de resíduos encaminhadas corretamente.
No total, as ações envolveram 696 instituições e 535 voluntários.