Senai inicia em Joinville curso técnico inédito no Brasil para área de fundição

Setor emprega mais de 20 mil pessoas em Santa Catarina

Senai inicia em Joinville curso técnico inédito no Brasil para área de fundição

Setor emprega mais de 20 mil pessoas em Santa Catarina

Redação O Município Joinville

O Senai em Joinville deu início nesta segunda-feira, 21, à formação técnica em fundição, curso inédito no país, feito em parceria com a Associação Brasileira de Fundição (Abifa) e com empresas do setor. Mais de R$ 2 milhões estão sendo investidos em novos laboratórios na unidade para formar os técnicos industriais.

De acordo com a Abifa, o setor responde no país pela produção de 816 mil toneladas de produto acabado. Em Santa Catarina, emprega 20 mil pessoas e é um dos segmentos que mais se destacam na geração de postos de trabalho.

“Mais da metade das empresas de metalurgia e fundição catarinenses estão em Joinville e representam uma relevante fatia da produção industrial do estado. Por isso o Senai vem ampliando os investimentos em formação, pesquisa e inovação para o setor”, comentou o diretor de educação e tecnologia da Fiesc, Fabrizio Machado Pereira, na aula inaugural do curso.

Nesta primeira turma serão formados profissionais que trabalham na Weg, Tupy, Docol e Nidec que estão sendo apoiados por bolsas de estudo oferecidas pelas empresas.
Dados do Observatório Fiesc mostram que o setor da metalurgia foi responsável pela maior taxa de crescimento na produção industrial catarinense em 2021.

A expansão de 42,3% recuperou a queda de 14,0% registrada em 2020. Além do aumento da demanda externa, o bom momento do setor da construção vem gerando impactos positivos na indústria metalúrgica.

Leia também:
– Governo zera imposto de importação de etanol e seis alimentos
– Mulher grávida é agredida com socos e chutes pelo namorado em SC
– VÍDEO – Cachorro amarrado e exposto à chuva é resgatado em Joinville


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo