Série D 2024 em jogo: JEC visita o Concórdia pela última rodada do Catarinense
Para o tricolor, apenas a vitória interessa
Para o tricolor, apenas a vitória interessa
O Joinville Esporte Clube (JEC) visita o Concórdia em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Catarinense 2023. A partida acontece neste sábado, 11, às 16h30, no Estádio Domingos Machados de Lima. Os times disputam uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2024.
Para o tricolor, apenas a vitória interessa. Em caso de empate, o JEC depende outros resultados para conseguir vagas no mata-mata do estadual e na Série D 2024. Em caso de derrota para o Joinville ou empate, o Galo do Oeste também depende de uma combinação de resultados para atingir a classificação.
Atualmente, as equipes catarinenses têm direito a três vagas para a Série D. Se classificam para o campeonato nacional as equipes com melhor desempenho no estadual.
Porém, cinco equipes catarinenses já estão garantidas em alguma das quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Avaí, Criciúma e Chapecoense disputam a Série B, enquanto Figueirense e Brusque competem pela Série C.
Assim, a vaga para a Série D é repassada para o time seguinte. Nesta edição do Catarinense, apenas o Hercílio Luz já garantiu vaga na quarta divisão nacional em 2024. O Leão do Sul lidera o Catarinense 2023. Apenas a Chapecoense tem chance de ultrapassar o Hercílio Luz.
Apenas uma vitória contra o Concórdia garante que o JEC dispute a segunda fase do estadual e a Série D 2024, sem depender de uma combinação de resultados. O tricolor chega para a partida na nona posição, com 12 pontos. O Galo do Oeste está na sexta posição, com 13 pontos.
Em caso de triunfo, o Joinville ultrapassa a equipe da casa e termina a primeira fase do Catarinense entre a sexta e a oitava colocação.
Se o Coelho empatar com o Galo, depende dos resultados de Brusque x Figueirense, Barra x Chapecoense e Hercílio Luz x Camboriú.
O Figueira e o Barra estão ambos com 12 pontos — mesma quantidade que o Joinville —, na sétima e oitava posição, respectivamente. Caso as três equipes empatem, o tricolor segue na nona posição, pois, Figueirense e Barra têm a vantagem no primeiro critério de desempate, número de vitórias.
O Camboriú corre por fora. Com dez pontos, o Cambura pode chegar aos 13 em caso de vitória. Ou seja, caso o Camboriú vença e o outro clube — Figueirense ou Barra — empatem, o Joinville não se classifica. Isso porque o tricolor camboriuense superaria o JEC no número de vitórias.
Em resumo, o Joinville precisa da vitória para garantir a classificação por conta própria. Em caso de empate com o Concórdia, o tricolor joinvilense precisa torcer para a derrota de dois dos três rivais diretos — Figueirense, Barra e Camboriú.
Ainda há uma possibilidade remota do Joinville se classificar para a Série D 2024 sem se classificar para o mata-mata do Catarinense 2023. O tricolor depende que Camboriú, Concórdia e Hercílio Luz consigam vaga na Série C 2024. Os três disputam a Série D 2023.
O JEC chega embalado após a vitória contra o Avaí, por 3 a 0, na Arena Joinville, pela décima rodada do Catarinense.
Para a partida o tricolor tem dois desfalques devido à suspensão: o zagueiro Gabriel Ferreira, que marcou um dos gols contra o Avaí, e o meio-campo Kaio Wilker. Ambos levaram o terceiro cartão amarelo contra a equipe da capital.
Continua após o anúncio
Seguem pendurados, com dois amarelos, o zagueiro André Baumer e os laterais-direitos André Mascena e Marcos Martins. Caso um jogador leve o terceiro amarelo, ou seja, expulso na partida contra o Concórdia, deverá cumprir a suspensão na partida seguinte.
Conforme regulamento, as advertências aplicadas pelos árbitros serão zeradas ao final da 11ª rodada. Ou seja, jogadores que tiverem um ou dois amarelos vão para o mata-mata — em caso de classificação — com os cartões zerados.
Provável JEC: Glauco; Marco Martins, André Baumer, Ewerton Páscoa e João Victor; Gilberto Júnior, Gledson e Pedro Rodrigues; Allan Victor, Lucas Douglas e Roberson.
O caminho para o Galo do Oeste está mais fácil que para o Coelho. Com a vitória, o Concórdia pode terminar a primeira fase na quinta ou na sexta posição. Em caso de empate com o JEC, a equipe do oeste se classifica entre a sexta e a oitava colocação.
Se o Concórdia perder, também depende dos resultados das partidas de Figueirense, Barra e Camboriú. Os três clubes podem empatar em pontos com o Galo do Oeste. Ambos levam a vantagem no número de vitórias. Assim, caso o Joinville vença, o Concórdia se classifica com a derrota de dois dos três rivais.
Como o JEC, o Concórdia vem de vitória na décima rodada do Catarinense. O Galo do Oeste venceu o Marcílio Dias, por 2 a 1, fora de casa. Para o confronto, a equipe tem o desfalque de Bruno Ré, suspenso com o terceiro cartão.
Provável Concórdia: Rafael; Edilson, William, Perema e Tetê; Arêz, Cesinha e Ruy; Vini Moura, Jackson e Juliano.
O último confronto entre Joinville e Concórdia aconteceu no dia 26 de janeiro de 2022. A partida era válida pela segunda rodada do Campeonato Catarinense.
A partida, que aconteceu na Arena Joinville, terminou em 3 a 1 para o Concórdia. Relembre como foi.
Acompanhe Joinville e Concórdia com a descrição dos lances em tempo real em omunicipiojoinville.com. O pré-jogo começa às 16h.
Os ingressos para a torcida do JEC podem ser comprados pelo site galodooeste.com.br. O valor para os ingressos varia entre R$ 22 (meio) e R$ 42 (inteiro).
– Assista agora:
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville