X
X

Buscar

Servidores aposentados são homenageados por décadas de dedicação em Joinville

Ipreville reconheceu antigos funcionários encerraram suas atividades na prefeitura no último ano

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Joinville (Ipreville) realizou, na manhã desta quinta-feira, 26, no Teatro Juarez Machado, a cerimônia em homenagem aos aposentados que encerraram suas atividades na prefeitura entre os meses de junho de 2024 e maio de 2025.

Secretário de Gestão de Pessoas de Joinville, Ricardo Mafra, reforçou o grande papel que os servidores da prefeitura desempenham na vida de todos os cidadãos.

“Sou joinvilense e se tenho muito orgulho desse município, o mérito é também de todos os servidores aposentados que estão aqui hoje, que por décadas se dedicaram a cuidar de Joinville e ajudaram a torná-la essa maravilhosa cidade”, afirma o secretário.

Uma das servidoras homenageadas nesta quinta-feira é a dona de uma das vozes mais conhecidas da prefeitura, Elenice Hornig Fernandes, a ex-telefonista do prédio central.

“O sentimento que tenho agora é de uma felicidade muito grande de saber que eu trabalhei tantos anos com tanto amor, dedicação e consegui vencer. Fico muito feliz de ter cumprido essa missão e agora eu vou aproveitar minha aposentadoria”, diz Elenice.

Para a diretora executiva do Ipreville, Cleusa Mara Amaral, o órgão tem muito a comemorar. “Em 2024, apresentamos um superávit no nosso cálculo atuarial de aproximadamente R$ 25 milhões. E seguimos entre os maiores e melhores institutos previdenciários do país. Investimos também naquilo que é essencial, o conhecimento. Nosso programa de educação previdenciária é referência e tem um índice de aprovação entre os segurados de 97%. Também levamos informação aos servidores por meio de eventos como este”, informa a diretora.

Seminário

Após a cerimônia, foi realizado o 10º Seminário de Previdência e Qualidade de Vida do Ipreville, com palestras sobre planejamento financeiro e gestão emocional. O evento, que também marca o aniversário de 29 anos do órgão, contou com a apresentação musical de estudantes da Escola Municipal Professor João Bernardino.

A primeira palestra do 10º Seminário de Previdência e Qualidade de Vida do Ipreville foi “Escolhas Inteligentes para um Hoje e Amanhã Tranquilos: Previdência ao seu Alcance”, com a palestrante Vanessa Dall Inha Rachadel.

Vanessa chama a atenção para a importância dos servidores se preparem para a sua aposentadoria. “Em 2023, nossa expectativa de vida era de 77,5 anos. Em 2060, subirá para 80. Um ano, cinco anos, dez anos, 20 anos, fazem toda a diferença nessa jornada para que possamos chegar nessa idade e termos uma aposentadoria tranquila”, ensina.

O evento encerrou com a palestra “Gestão da Felicidade e Resolução de Conflitos”, com o professor Cleber Fabiano. Com muito bom humor, Cleber mostrou aos presentes que uma atitude positiva, simpatia e confiança são fundamentais para resolver problemas.

“Eu não moro mais aqui, mas eu nasci nesta cidade. E dizem que santo de casa não faz milagre, mas eu já vim três vezes fazer a abertura da Feira do Livro e agora estou aqui neste Seminário, então, aqui em Joinville, santo de casa faz muito milagre”, brinca Cleber.