Sessão marca posse de Adriano Silva, vice Rejane e vereadores em Joinville
Solenidade ocorreu nesta quarta-feira na Câmara de Vereadores
O prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), a vice-prefeita Rejane Gambim (Novo) e os 19 vereadores eleitos nas eleições de 2024 tomaram posse nesta quarta-feira, 1º. A solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade.
O mandato de todos vai até 31 de dezembro de 2028. Adriano e Rejane iniciam o segundo mandato após serem reeleitos com 78% dos votos em outubro do ano passado.
Dos 19 vereadores, 11 foram reeleitos e oito são novos nomes que ocuparão uma cadeira no Legislativo pelos próximos quatro anos.
Cada vereador teve cinco minutos de fala durante a sessão solene, que foi presidida pelo vereador Wilian Tonezi (PL), o mais votado nas eleições, com 9.323 votos.
Relembre: Saiba quem são os 19 vereadores eleitos em Joinville
Discursos
Após as falas dos vereadores, o prefeito e a vice leram o juramento de compromisso e posse. Cada um fez um discurso em seguida. Rejane foi a primeira.
Ela agradeceu à família e a Adriano Silva pelo apoio durante os primeiros quatro anos na vida política e falou sobre ter “estranhado” no início do primeiro mandato o fato, segundo ela, de pessoas terem desconfiado se uma mulher poderia “dar conta” de assumir o cargo de vice-prefeita, algo que nunca havia acontecido.
“Quando assumi como prefeita em exercício, a primeira em 170 anos de Joinville, sei que algumas pessoas se perguntaram, e ainda se perguntam: ‘Será que uma mulher dá conta?’. Mas isso não me abalou. Fiz aquilo que aprendi com os meus pais: levantei a cabeça, trabalhei e mostrei que, sim, mulher consegue o que quiser também, assim como os homens”, frisou.
No discurso de posse, Adriano Silva destacou a responsabilidade de receber o maior número de votos de um prefeito em eleições na história do estado de Santa Catarina — foram 244.321 votos.
“Por isso, me comprometo: tenho certeza de que vamos trabalhar muito para honrar a confiança de cada joinvilense. Se os quatro primeiros anos foram tão bons, tenho convicção de que os próximos quatro serão ainda melhores e com mais entregas”, afirmou.
O prefeito também relembrou momentos que, para ele, foram marcantes durante o ano de 2024. Um deles foi a entrega de casas do conjunto habitacional Cubatão II, a ligação de energia elétrica na Vigorelli e a entrega de um óculos com tecnologia israelense para que crianças cegas e com baixa visão pudessem reconhecer pessoas, objetos e também ler.
“Esses são pequenos exemplos de como nosso trabalho fez a diferença para os joinvilenses. Eu não tenho dúvidas de que ajudar a vida das pessoas é a melhor parte de ser prefeito. São momentos como esses que fazem todo o esforço e dedicação valerem a pena. Nosso primeiro mandato teve exatamente 1.460 dias. Foram momentos de muito trabalho, desafios, superação, alegrias e conquistas”, comemorou.
O chefe do Poder Executivo destacou ainda que o segundo mandato será de mais entregas e de maior atenção à saúde.
“Temos várias obras em andamento, pontes importantes em construção, os processos de CEIs em construção. Será um mandato de muitas inaugurações de infraestrutura pública para o joinvilense”.
“A saúde sempre foi um desafio e continuará sendo, afinal, ela depende dos governos federal, estadual e municipal. O que cabe ao governo municipal, nós crescemos em um milhão de atendimentos nas unidades básicas. A grande dificuldade fica nas especializadas e também no custeio do Hospital São José, já que a tabela SUS não é reajustada desde 2008, e na política hospitalar, que não tem sido feita aqui em Joinville, onde nós (município) pagamos a conta do São José. Mas iremos nos preparar e focar em implantar tecnologia na saúde, para ganharmos em eficiência e fazermos com que o joinvilense se sinta melhor atendido.”
Leia também:
1. Saiba quando Joinville Vôlei enfrentará o Sada Cruzeiro pela Copa Brasil
2. Prefeito de Joinville ajuda a salvar homem que se afogou em praia de São Francisco do Sul
3. Confira praias próximas a Joinville próprias e impróprias para banho
4. Obituário de Joinville: confira falecimentos dos últimos dias
5. Casan: dívidas com água e esgoto podem ser negociadas até 15 de janeiro
Assista agora mesmo!
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: