Sindicatos distribuem outdoors contra reforma administrativa em Joinville
Peças da entidade que reúne representantes de servidores públicos de SC faz menção direta ao deputado federal Darci de Matos
Peças da entidade que reúne representantes de servidores públicos de SC faz menção direta ao deputado federal Darci de Matos
Joinville amanheceu nesta segunda-feira, 10, com 40 outdoors espalhados pela cidade com campanha do Fórum de Sindicatos de Servidores Públicos de SC contra a Reforma Administrativa, que está sendo debatida na Câmara dos Deputados.
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi enviada pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) a Câmara dos Deputados, e está sendo discutida na Comissão de Constituição e Justiça. A PEC tem como relator o deputado federal Darci de Matos (PSD), alvo das peças espalhadas no município.
“Essa campanha está sendo realizada por mais de 40 fóruns sindicais por todo o estado, existe uma grande mobilização contra essa PEC 32” afirma Hélio Lentz Puerta Neto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc), que junto a mais de 40 entidades federais, estaduais e municipais aprovaram a campanha dos outdoors. “Isso fará mal ao serviço público e não aos servidores, o serviço público vai ser prejudicado” complementou.
Hélio complementou que os outdoors ficarão duas semanas nas ruas de Joinville. “A pressão está sendo exercida neste momento no Deputado Darci de Matos pois ele é o relator da PEC, mas a pressão deve ir a todos os deputados de Santa Catarina” explica o presidente do Sinjusc.
Procurado pela reportagem de O Município Joinville, Darci de Matos não se pronunciou sobre os outdoors, mas defendeu a PEC. “Ela (a PEC) não atinge nenhum direito dos servidores públicos em serviço, ela cria para os futuros servidores um novo modelo que será similar aos trabalhadores da indústria e do comércio” disse o deputado.
“Com a PEC, os servidores vão ter um novo tipo de vínculo com o poder público, concurso com estabilidade será para funções de estado, para os outros terá concurso, mas não terá estabilidade” complementou.
Darci finalizou que a medida é importante para garantir o pagamento das folhas salariais no futuro.
ATUALIZAÇÃO (12/5, 11h30): A ação não é apenas do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc), mas do Fórum de Sindicatos de Servidores Públicos de SC.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: