Sindicatos iniciam tratativas para reajuste salarial dos metalúrgicos em Joinville

Uma reunião foi realizada nesta quinta-feira

Sindicatos iniciam tratativas para reajuste salarial dos metalúrgicos em Joinville

Uma reunião foi realizada nesta quinta-feira

Yasmim Eble

No mês de março foram iniciadas as reinvindicações para reajuste salarial das empresas metalúrgicas e dos trabalhadores metalúrgicos de Joinville. Na manhã desta quinta-feira, 17, uma reunião foi realizada entre as lideranças dos sindicatos para uma conversa inicial.

A data base dos dois sindicatos é o dia 1º de abril.  Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville (Stimej), Rodolfo de Ramos, no último ano as negociações foram fechadas em maio, com reposição do INPC de abril de 2020 a março de 2021 em parcela única.

Em fevereiro, em uma assembleia, a categoria aprovou o rol de reinvindicações que incluem renovação da CCT, reposição do INPC, aumento real, redução de jornada (de 44h para 40h semanais) e transporte coletivo gratuito. Além do subsídio de 50% nos medicamentos com receita aos trabalhadores e dependentes, reajuste no valor pago nas horas extraordinárias e a sustentação financeira da entidade.

O rol foi entregue ao sindicato patronal para dar início às negociações da campanha salarial. Para Rodolfo, essa é uma oportunidade de repor a inflação e conseguir um aumento real do salário. As expectativas são positivas. “Porém, o lado do empregador sempre vê a inflação alta como impasse nas negociações. Mesmo assim seguimos otimistas”, relata.

Em um post nas redes sociais, o presidente do Stimej comentou que os trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos de Joinville precisam se mobilizar durante as negociações. E citou que “o tamanho da capacidade de valorização vai definir a valorização da mão de obra da categoria”.

Questionado, Rodolfo não descarta a possibilidade de greve caso as negociações não sejam boas. Porém, até o momento não há perspectiva de que isso aconteça, que já que as expectativas são positivas. “Conforme as rodadas de negociações vão acontecendo, vamos informando os trabalhadores e construindo alternativas”, pontua.

Outro lado das negociações

As expectativas também são boas para o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Joinville (Sindimet). Em conversa com a diretoria do Sindicato, o assunto requer cautela, no entanto, o cenário é de uma negociação rápida e positiva.

“Recebemos, na primeira quinzena de março, a pauta de reivindicação do sindicato laboral. As reuniões de negociação irão iniciar nos próximos dias”, relata a nota. O cenário das indústrias, porém, é instável e incerto com relação à macroeconomia mundial, segundo o sindicato.

Para o Sindimet, esse cenário traz impactos ao setor, o que demanda bastante análise e cautela. “Nós temos confiança de que as negociações estarão pautadas pelo diálogo e respeito entre ambas as partes”, finaliza a nota.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo