+

Sistema de coleta de embalagens de vidro é implementado em Joinville; saiba como vai funcionar

Pontos de descarte voluntário foram instalados em diversos locais da cidade

Sistema de coleta de embalagens de vidro é implementado em Joinville; saiba como vai funcionar

Pontos de descarte voluntário foram instalados em diversos locais da cidade

Bernardo Gonçalves | Revisão

Já está em operação o novo serviço de logística reversa de embalagens de vidro implantado pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), em parceria com a Ambiental.

A iniciativa, segundo a prefeitura, traz benefícios para a economia, meio ambiente e para os trabalhadores que atuam nos serviços de coleta e triagem do material.

“Um dos pontos positivos é o retorno das embalagens de vidro descartadas pelo cidadão para o ciclo produtivo, gerando empregos e renda para as cooperativas e agentes de reciclagem”, ressalta.

A prefeitura diz que ainda que há a preservação de recursos naturais e a redução do envio desse material para o aterro sanitário, além de maior segurança para os trabalhadores expostos ao manuseio do material, reduzindo riscos de acidentes e machucados.

Pontos de descarte voluntário

Para esse novo serviço, a Seinfra instalou 220 pontos de descarte voluntário (PEVs) específicos para a coleta de vidro, devidamente identificados, em diversos locais da cidade. Nas vias públicas já atendidas pelos veículos da coleta seletiva foram implantados 150 contentores, com capacidade de mil litros cada.

Na região central, 64 PEVs com capacidade de 120 litros cada, foram instalados junto aos contentores já existentes que são destinados à coleta de rejeitos e úmidos e também à coleta seletiva.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Além dos contentores, caçambas estacionáveis para a coleta de vidros estão disponíveis em seis Unidades Regionais de Obras: na Centro-Norte (rua Guilhermina, 604 – Costa e Silva), na Sul (rua Boehmerwald, s/no), Sudeste (rua Ana Maria Roncálio de Souza – Paranaguamirim), Leste (rua Albano Schmidt, 4932 – Comasa), Nordeste (rua Lauro Schroeder, 915 – Aventureiro) e Pirabeiraba (rua Joinville, 13500 – Centro de Pirabeiraba).

As seis Unidades Regional de Obras contempladas pela coleta de embalagens de vidros abrangem 45 dos 52 bairros de Joinville, o que representa 86% do município.

A localização dos pontos de descarte voluntário (PEVs) pode ser consultada no site da Prefeitura de Joinville, na página que traz mais informações sobre como descartar resíduos.

Vidros recicláveis e não recicláveis

Nos PEVs destinados à coleta de vidros, a população pode descartar os produtos de vidro considerados recicláveis, que são: garrafas de bebida, potes de alimento, frascos de cosméticos e de medicamentos, copos e taças.

Após higienizados, esses materiais podem ser depositados diretamente nos PEVs, sem a necessidade de colocá-los em embalagens como sacos plásticos ou caixas de papelão.

Já materiais como tampas e rolhas, conteúdos líquidos, frascos de laboratório, vidro temperado, espelhos e lâmpadas, não são recicláveis e, portanto, não podem ser descartados nos contentores destinados a vidros.

Período de coleta

A coleta dos vidros será realizada nos mesmos dias em que acontece a coleta seletiva, com um caminhão exclusivo para esse serviço. Na região central, a coleta ocorre diariamente.

Assim como todo o material reciclável, o vidro coletado é encaminhado para as cooperativas credenciadas e retorna ao seu ciclo produtivo.

Leia também:
1. FCF pede que clubes não publiquem imagens de lances polêmicos de arbitragem na Copa SC
2. Joinville Vôlei inicia venda de ingressos para fase decisiva do estadual
3. PM é afastado após denúncia de agressão contra aluno negro em escola de Joinville; SSP-SC investiga
4. Vagas de emprego em Joinville: confira novas oportunidades no Cepat
5. Festival Sertanejo: conheça os vencedores da etapa de Joinville


Assista agora mesmo!

Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo