X
X

Buscar

Sociedade Esmeralda de Joinville completa 75 anos de fundação

Tradicional clube de tiro ao alvo esportivo e bocha mantém viva a tradição e a cultura alemã

Nesta quarta-feira, 17, a Sociedade Esportiva e Recreativa Esmeralda, tradicional clube de tiro ao alvo esportivo e bocha em Joinville, completa 75 anos.

Para celebrar, neste sábado, 20, acontece um baile com jantar a partir das 20h, na sede da instituição, localizada na rua José Bonifácio, 259, bairro Glória. Na ocasião também será revelada os reis e príncipes da Sociedade Esmeralda.

Segundo Gilmar Edelbütel, presidente da instituição, a Sociedade Esmeralda cumpre um importante papel para manter viva, durante gerações, a cultura alemã.

“O tiro ao alvo seta esportivo vem somando cada vez mais adeptos e conseguindo reunir famílias inteiras e público de diferentes idades. Realizamos confraternização e todas as terças-feiras nosso grupo reúne-se para manter viva a cultura alemã. Além de muito bate papo e descontração, os associados mantém a tradição do tiro esportivo. Há famílias que já estão na quarta geração de associados”, declara.

História da Sociedade Esmeralda

No dia 17 de agosto de 1947, um grupo de amigos que praticavam tiro ao alvo em Joinville, começaram a história da Sociedade Esportiva e Recreativa Esmeralda.

Atualmente a sociedade conta com mais de 100 associados e, ao longo das sete décadas, acumula vários troféus e medalhas.

Um dos fundadores, Rudolfo Simão, faleceu aos 90 anos e deixou um importante legado. Presidente em cinco mandatos, continuava ativamente envolvido. Além disso, foi a única pessoa até hoje a ganhar o mérito de “Super Rei dos Reis”, por vencer o concurso durante vários anos consecutivos, entre as décadas de 1960 e 1970.

Ele também foi o primeiro a integrar a 1ª equipe de tiro ao alvo da Sociedade Esportiva e Recreativa Esmeralda em 1964. No mesmo ano, a sede foi construída na rua José Bonifácio, onde permanece até hoje.

Leia mais:
GALERIA – Conheça ilustradora e artista joinvilense que trabalhou para o Oscar
Confira a previsão do tempo em Joinville para esta quarta-feira
Projeto de lei propõe aumento na remuneração dos agentes comunitários da saúde de Joinville
Dragão de Guabiruba: entenda por que a história sobrevive há tantos anos
Mulher usa nota falsa de R$ 200 para comprar morangos em semáforo de Blumenau