“Sou super favorável”, diz ministro do Empreendedorismo em Joinville sobre “taxação das blusinhas”
Márcio França também falou sobre renegociação de dívidas e reforma tributária
Márcio França também falou sobre renegociação de dívidas e reforma tributária
Na manhã desta quarta-feira, 26, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, participou da abertura do Joinsummit, que acontece durante a Expogestão 2024, na Expoville, em Joinville.
Durante o debate, Márcio falou sobre taxação de produtos internacionais, do programa de renegociação de dívidas de microempreendedores individuais (MEIs), chamado de “Desenrola” dos pequenos negócios, e também sobre a reforma tributária.
“Sou super favorável (à taxação de produtos internacionais). Acho que nenhum tipo de produto importado pode competir com o Zero, que é injusto com quem produz aqui no Brasil e o que está acontecendo na prática é que as pessoas físicas tão contratando antecipadamente essas tais blusinhas, que não são só blusinhas porque 50 dólares no Brasil as compras de 50 dólares são 90% das compras. Praticamente tudo está abaixo de 50 dólares, né? O grosso do consumo brasileiro está abaixo de 50 reais”, defende o ministro.
O ministro do empreendedorismo também deu mais detalhes no programa Procred 360, iniciativa que estabelece condições especiais de taxas e garantias por meio do Fundo Garantidor de Operações (FGO) para operações destinadas a MEIs e microempresas com faturamento anual limitado a R$ 360 mil. A medida também faz parte do programa de renegociações de dívidas.
“A pessoa que tiver uma empresa que fature até R$ 360 mil por ano, portanto pega todas as micro-empresas e os MEIs, que faturem até 81, eles podem nos seus bancos mesmo e lá vai ter a possibilidade de poder fazer um empréstimo de um terço do que ele faturou no ano passado com um juro muito menor do que da rede bancária, para que ele possa crescer reinvestindo o seu negócio. Se a empresa for de mulheres ou gerenciada para mulheres, aí o empréstimo vai até metade do faturado. Então acaba sendo maior para as mulheres, porque as mulheres são melhores pagadoras mesmo”, diz.
O ministro também tratou de tranquilizar os empreendedores sobre a reforma tributária, que traz mudanças na arrecadação de impostos e tem gerado diversos debates em todo o país.
“Podem ficar sossegados, a reforma só beneficia aos pequenos, favorece aos pequenos e ao consumo. É uma reforma que simplifica bastante. Agora o que ela vai acontecer é que vai acabar totalmente a informalidade”, conta.
O encontro é realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Joinville e Região (Sindilojas), Sindicato dos Comércios e Sebrae. Pela parte da manhã aconteceu o debate com a presença do ministro do Empreendedorismo, Márcio França.
Já durante a tarde foram feitas palestras sobre vendas, marketing, cibersegurança, gestão e estratégia no varejo com profissionais de grandes marcas no mercado como Felipe Votisch, diretor Nacional de TradeMarketing e Merchandising da Nestlé, Halef Sofef, head de inovação da multinacional Oracle e a mestre em neuromarketing Josielly Guimarães.
Leia também:
1. Homem é preso enquanto trabalhava em empresa de Joinville
2. Político de Joinville articula retomada de torneio de canto de pássaros em SC
3. Joinville tem operação para acolher pessoas em situação de rua durante inverno
4. Escolas de Joinville vão realizar testes usando ferramenta desenvolvida em famosa universidade dos EUA
5. Câmara aprova proibição de fogos de artifício com barulho em Joinville
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: