Sucesso em Joinville, Festa das Luzes terá edição inédita em São Francisco do Sul; saiba quando
Evento vai acontecer no Centro Histórico de São Francisco do Sul
Evento vai acontecer no Centro Histórico de São Francisco do Sul
Depois de reunir milhares de visitantes em suas duas edições em Joinville, a Festa das Luzes prepara sua estreia em São Francisco do Sul. O festival, realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, une arte contemporânea, tecnologia e patrimônio histórico, acontece nos dias 16 e 17 de maio, com programação gratuita e uma proposta que promete transformar ruas e praças do Centro Histórico.
Consagrado como um dos maiores eventos de luz e arte urbana do estado, a proposta iluminou o centro de Joinville em sua última edição. Mais de 80 mil pessoas participaram. Agora, inicia uma nova fase como festival itinerante, expandindo suas fronteiras e propondo um novo olhar sobre o espaço urbano por meio da magia da luz.
Em São Francisco do Sul, o público vai encontrar uma programação que valoriza tanto a arquitetura quanto as memórias afetivas da cidade. Atrações musicais, projeções mapeadas e instalações artísticas vão ocupar pontos icônicos como a Praça da Matriz, a fachada do Bar do Júnior, e outras áreas centrais, colorindo o cenário histórico e estimulando novas conexões entre arte, cidade e comunidade.
Entre os destaques, o Mercado Municipal será o ponto de partida do circuito, com projeções de videomapping criadas por artistas do Brasil e do exterior. Ao longo do trajeto, apresentações de DJs, VJs, grupos culturais locais e instalações que transformam luz em poesia visual completam a experiência.
“A proposta é usar a arte para criar novas conexões entre as pessoas e a cidade. A luz tem esse poder de transformar o olhar e de provocar encontros, especialmente em lugares tão simbólicos quanto o centro histórico de São Chico”, explica o artista visual Leandro Vigas, idealizador do festival.
A Festa das Luzes abre espaço para a participação de artistas visuais de São Francisco. As inscrições estão abertas para criadores que queiram integrar a programação, com a possibilidade de exibir suas obras durante o evento. Os trabalhos — que não precisam ser inéditos — serão selecionados por um júri especializado e os artistas escolhidos receberão um prêmio de participação em dinheiro. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].
Leia também:
1. Ex-presidente Collor é preso a caminho do aeroporto de Maceió
2. Como as tarifas impostas pelo governo Donald Trump podem afetar a indústria de Joinville
3. Vereador de Joinville vence prêmio de destaque nacional em Brasília
4. Rede argentina de cafeteria inaugura em shopping de Joinville
5. VÍDEO – Homem é preso por maus-tratos a três animais domésticos no bairro Boehmerwald, em Joinville
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: