‘Sujeito a cacete’: faixa ameaça pessoas que abandonarem animais em Tijucas
Cidade enfrenta problemas constantes de abandono de animais
Cidade enfrenta problemas constantes de abandono de animais
Nesta semana, uma faixa com a frase: “Proibido abandonar animais: sujeito a cacete” foi pendurada em um terreno na avenida Emília Ramo, em Tijucas, ameaça quem deixar os bichinhos no local. Segundo relatos, a mensagem foi colocada na quinta-feira, 7.
O município vem sofrendo com problemas de abandono de animais em 2023. A Prefeitura de Tijucas já realizou mutirão de castração, palestra de conscientização e, no início do ano, criou o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal.
“Entendo que a faixa tenha sido mais uma forma de protesto. Como aumentou muito a quantidade de moradores, também apareceram os problemas como abandono de animais”, disse o diretor do departamento, Júlio César Bucoski.
O ativista conta que viu a faixa na quinta-feira, 7, e decidiu fazer um registro ao lado da mensagem. O local é conhecido por abandono de animais. “Na sexta-feira,8, pela parte da manhã, fui buscar uns filhotes que foram abandonados ali próximo e me deparei com a faixa”, contou.
Em 2022, o Governo de Santa Catarina sancionou a lei que proíbe as corridas de cães e o abandono de animais domésticos em Santa Catarina. A medida altera a Lei nº 12.854/2003, que é o Código Estadual de Proteção de Animais.
Na esfera penal, o crime prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada.
Conheça o Palacete Dória em Joinville; local possui peças em bronze, prata e marfim: