Taxa de falta nos atendimentos do CRAS atinge 30% em Joinville
Percentual é de janeiro a abril deste ano
Percentual é de janeiro a abril deste ano
A Prefeitura de Joinville emitiu um alerta para o alto número de faltas nos atendimentos agendados nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). No período de janeiro a abril deste ano, a taxa de faltantes nesses locais está em torno de 30%.
Nos nove CRAS de Joinville, ocorreram 2.133 faltas de janeiro a abril deste ano, o que corresponde a 33% dos atendimentos agendados para usuários do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). Ou seja, a cada dez pessoas agendadas para serem atendidas, três não vão e não avisam com antecedência.
Nesses mesmos locais, 2.451 pessoas deixaram de ir nos atendimentos para usuários do Cadastro Único, resultando em 35,74% de abstenção.
Segundo Luciana Cabral, gerente de Proteção Social Básica da SAS, o principal impacto é para a própria população, pois as faltas acabam atrasando a fila de espera. “Se não ocorressem essas faltas, conseguiríamos atender a população com muito mais rapidez”, explica a gerente.
No caso do cidadão precisar reagendar antecipadamente seu atendimento, é preciso contatar o próprio CRAS, no balcão da unidade ou por telefone o quanto antes.
“Com a informação antecipada que o usuário não poderá comparecer na data marcada, podemos usar esse horário que estava reservado para ele e atender outra pessoa. O quanto antes puder avisar, melhor”, informa Luciana.