TCC de ex-aluna da Faculdade Ielusc de Joinville ganha prêmio estadual
Mariana Costa estudou a rede social Twitter e como ela pode ser usada como uma nova plataforma de informações jornalísticas
Mariana Costa estudou a rede social Twitter e como ela pode ser usada como uma nova plataforma de informações jornalísticas
A jornalista Mariana Costa, 22 anos, foi a grande vencedora do 21º Prêmio Adjori/SC na área acadêmica, que ocorreu na noite desta quarta-feira, 9. A jovem venceu a categoria com a pesquisa “Siga o fio: uma análise das threads do jornal Folha de S.Paulo no Twitter”, usada no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Faculdade Ielusc, onde se formou em Jornalismo.
O estudo feito por Mariana evidência como a rede social pode ser usada como uma nova plataforma de informações jornalísticas. As threads, ou fio, em português, conectam vários tuítes, o que leva o usuário-leitor a consumir as informações em uma sequência.
“Essas sequências servem para preencher lacunas de desinformação, pois as matérias costumam ser muito fragmentadas. Possibilita colocar em ordem cronológica várias matérias sobre um mesmo assunto que foram publicadas separadamente. Dessa forma, conseguimos apresentar ao público uma narrativa mais linear.”, explica a jornalista.
Na pesquisa, Mariana ainda entrevistou o jornalista Mateus Camillo, que idealizou o trabalho das threads pela Folha de São Paulo. A jornalista ainda analisou 14 desses “fios”, levando em contas publicações com número igual ou maior que mil curtidas e mil retuítes. Com a teoria da Análise Pragmática da Narrativa Jornalística, de Luiz Gonzaga Motta, Mariana pôde perceber que essas sequências serviram para preencher lacunas de desinformação.
A pesquisa de Mariana não foi o único submetido por acadêmicos do curso da Faculdade Ielusc. O colégio levou mais três menções honrosas pelos trabalhos de André Lima, Liandra Tank e Helena Bosse.
Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal