Tecnologia e realismo na formação médica: saiba como funciona hospital simulado de faculdade de Joinville

Faculdade LifeUnic conta com robôs de alta tecnologia

Tecnologia e realismo na formação médica: saiba como funciona hospital simulado de faculdade de Joinville

Faculdade LifeUnic conta com robôs de alta tecnologia

Lara Donnola

A utilização de ferramentas de alta tecnologia tem revolucionado o ensino de diversas áreas e, na Medicina, os equipamentos trazem aos estudantes a possibilidade de lidar com problemas clínicos reais na faculdade. Em Joinville, um hospital simulado foi estruturado pela faculdade LifeUnic, onde os estudantes podem desenvolver habilidades clínicas com o auxílio de bonecos de alta tecnologia.

Hospital simulado, que possui camas com os bonecos deitados que simulam diversos casos clínicos. Foto: Life Unic/Divulgação

Hospital simulado e robôs de alta tecnologia

O hospital simulado da LifeUnic conta com bonecos de alta tecnologia, que reproduzem quadros de parada cardiorespiratória, trabalho de parto, entre outros. “Isso permite que os alunos treinem habilidades clínicas gerais em um ambiente seguro, reproduzindo diversas situações que fazem parte da rotina hospitalar desde o início da graduação”, informa o doutor Leonardo Polli, radioncologista e coordenador do curso de Medicina da faculdade.

Os robôs utilizados possuem funções pré-programadas, mas também podem ser adaptados conforme a necessidade de cada simulação. Dessa forma, durante a aula, o aluno recebe um caso clínico e realiza o processo da escuta do paciente, buscando resolver o problema dele.

“Para o aluno entrar em contato com o ser humano, ele precisa saber muito bem o que está fazendo, e os treinos com os simuladores preparam o aluno para isso”, reforça Leonardo. “Isso deixa o aluno mais seguro, porque ao mesmo tempo em que ele tem a teoria, também estamos colocando ele em prática”, complementa. 

Life Unic/Divulgação

Além disso, a faculdade tem simuladores de tecido humano para treinamentos de sutura. A tecnologia tem selo de autorização do centro de treinamento internacional American Heart Association. 

Impacto da tecnologia na formação médica

De acordo com o coordenador, a utilização de simuladores avançados e a metodologia ativa utilizada torna os profissionais formados mais preparados para os desafios da Medicina moderna. “A finalidade disso é poder alinhá-los desde cedo com o preparo e a lidar com esses sistemas, porque hoje o futuro da Medicina é isso”, afirma Polli. 

Para Polli, integrar tecnologia de ponta ao ensino médico melhora o aprendizado dos estudantes, e também contribui para a segurança dos futuros pacientes. “Com um treinamento mais realístico, os futuros médicos chegam ao mercado de trabalho mais confiantes e aptos a oferecer um atendimento de qualidade”, afirma Leonardo.

Segundo o coordenador do curso, com base na metodologia ativa, a tecnologia também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades biopsicossociais dos alunos. “Além dos aspectos biológicos, como anatomia e fisiologia, priorizamos o relacionamento com os pacientes, preparando os futuros médicos para lidar com o sofrimento humano e desenvolver empatia no atendimento”, afirma Leonardo.

Life Unic/Divulgação
Life Unic/Divulgação

Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo