Telhado de pavilhão da Expoville passa por reforma; veja valor da obra
Trabalhos iniciaram em janeiro
Trabalhos iniciaram em janeiro
Iniciou em janeiro a reforma no telhado de um pavilhão da Expoville. A obra tem custo de R$ 2,04 milhões e é financiada pela Prefeitura de Joinville. O projeto executivo foi doado pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.
À época da licitação, a prefeitura comunicou que embora a Expoville seja administrada pela iniciativa privada por meio de concessão, o espaço pertence ao patrimônio público. Devido aos problemas de infiltração da cobertura do Megacentro Wittich Freitag, foi aberto o edital para contratar a empresa responsável.
“A reforma da cobertura do nosso megacentro de exposições é uma importante conquista para o nosso equipamento e vai garantir aos organizadores de eventos, expositores e aos visitantes mais segurança, conforto e qualidade”, diz Luciano Coradi, diretor-executivo da Expoville.
A administração do complexo está investindo na manutenção e aperfeiçoamento dos equipamentos de climatização e busca inovar nos sistemas de cobertura de internet, para melhorar a infraestrutura tecnológica para os espaços de eventos.
“Nossa expectativa é de crescimento principalmente na área de eventos corporativos, convenções de vendas e congressos técnico-científicos, segmento que demorou para retornar após a pandemia, mas que agora volta a engrenar”, prevê o diretor-executivo.
Na última quinta-feira, 16, o início das obras foi acompanhado pelo prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), o secretário de Turismo, Guilherme Gassenferth, e representantes do Convention Bureau.
O setor de eventos de Joinville se prepara para um ano de crescimento, impulsionado pela retomada total, consolidada ao longo de 2024.
Depois de todos os impactos negativos causados pela pandemia da Covid-19, que ainda refletiram em 2022 e 2023, no ano passado o setor de eventos retomou suas atividades de forma plena.
“Em 2024, a Expoville recebeu mais de 150 eventos. Não é um número recorde, já que antes da pandemia chegamos a superar 200 eventos em um único ano. No entanto, crescemos no porte, com eventos maiores do que os realizados anteriormente. Além disso, expandimos em mercados até então consolidados em outros destinos e conquistamos públicos de novos segmentos”, avalia o diretor-executivo.
Nos pavilhões da Expoville, mais de 600 mil pessoas circularam em eventos de diferentes segmentos. Desse total, cerca de 30% foram visitantes de diferentes regiões do Brasil e também do exterior.
Entre os eventos já consagrados na Expoville e que mais uma vez foram sucesso de público, estão a ExpoGestão, um dos maiores eventos empresariais do Brasil, e que em 2024 recebeu 8 mil pessoas, em três dias; a Interplast, mais importante feira nacional da indústria plástica, que recebeu 32 mil visitantes e gerou mais de R$ 400 milhões em negócios; o SuperXP, convenção da cultura pop, cuja edição de 2025 já está confirmada para o mês de junho; e a Festa das Flores de Joinville que além do grande público, recebeu 400 caravanas de turistas de todas as regiões do Brasil e também do exterior.
Já entre os eventos que estrearam na Expoville, em 2024, destaque para os setores de esportes, com o SC Outdoor Expo, maior freira nacional de esportes, aventura, turismo e negócios; e de games, com o Campeonato Regional de Pokémon que reuniu expositores e aficionados pelos jogos e personagens japoneses.
Além desses, a Expoville também se consolidou como palco para grandes treinamentos de inteligência emocional conduzidos por coaches de renome nacional, e os feirões de carros que, até então, concentravam-se nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e que agora ganham espaço na região Sul, escolhendo Joinville como destino.
Além da movimentação de público nos pavilhões, os atrativos do Complexo Expoville atraem visitantes locais e turistas para diferentes atividades.
“Os espaços que hoje compõem o Complexo Expoville receberam recorde de público no ano passado, chegando a 400 mil pessoas que não vieram especificamente para os eventos. Com isso, a Expoville atinge o número de 1 milhão de visitantes em 2024”, celebra Luciano.
Leia também:
1. Shopping mais antigo de Joinville tem alta no fluxo de visitantes
2. Empresário de Joinville morre após procedimento cirúrgico para fazer tatuagem
3. Homem foragido da Justiça é preso com 174 quilos de maconha em Joinville
4. Avião retorna ao Aeroporto de Joinville por problemas técnicos após decolar
5. Pedestre morre atropelado por carro na BR-101, em Araquari
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: