Prefeitura de Joinville/Divulgação
“Tem certeza que vai parar aqui?”: campanha em Joinville é ampliada para escolas
Eptran instalou totens com mensagens de conscientização
Com a volta às aulas, o tráfego em torno das escolas tende a aumentar, e a Prefeitura de Joinville, por meio da Escola Pública de Trânsito (Eptran), ampliou a ação de conscientização com foco nas vagas especiais de estacionamento.
A campanha “Respeite essa vaga” alerta motoristas sobre a importância de respeitar as vagas destinadas ao transporte escolar, vagas para pessoas idosas e para pessoas com deficiência (PCD). O objetivo é garantir mais segurança no trânsito, especialmente no período de retorno às atividades escolares.
Campanha de conscientização
A Eptran começou a instalar totens com mensagens de conscientização nas proximidades das vagas especiais de estacionamento em unidades de ensino da cidade. As peças trazem imagens de crianças, pessoas idosas e uma pessoa em cadeira de rodas, segurando cartazes que questionam o desrespeito às vagas especiais.
Uma das mensagens traz a imagem de uma criança segurando uma placa que diz: “Vaga exclusiva para transporte escolar. Tem certeza que vai parar aqui?”. Outra, com a imagem de um cadeirante, traz o aviso: “Vaga exclusiva para PCD. Tem certeza que vai parar aqui?”.
“No caso das vagas para transporte escolar, elas têm uma função fundamental: proporcionar um local adequado e seguro para o embarque e desembarque das crianças. Quando ocupadas indevidamente, essas vagas geram atrasos, desorganização e aumentam o risco de acidentes”, explica o gerente da Eptran, Douglas Macali.
Os totens do transporte escolar serão instalados em 15 escolas municipais, cinco escolas estaduais, três escolas particulares e 10 CEIs municipais. No decorrer dos meses, a Eptran também vai instalar totens que conscientizam sobre o respeito às vagas para idosos e pessoas com deficiência.
Segurança no trânsito
Além disso, a Eptran reforça os cuidados que os pais devem ter ao levarem seus filhos à escola ou para qualquer deslocamento com as crianças, como reduzir a velocidade e redobrar a atenção em áreas onde há circulação de crianças, especialmente escolas; utilizar e respeitar as faixas de pedestres; usar cadeirinhas e cintos de segurança; não dirigir usando o celular e não parar em fila dupla.
Leia também:
1. Homem é preso após esfaquear próprio irmão em Joinville
2. Empresa joinvilense abre 200 vagas de emprego; saiba como se candidatar
3. Obra pode causar falta de água em dois bairros de Joinville nesta quarta-feira; confira quais
4. Novo ponto de coleta dos Correios é inaugurado em Joinville
5. Adolescente sai para ir à igreja e desaparece em Joinville
Assista agora mesmo!
Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: