“Temos que escrever outra história”: Hemerson Maria é apresentado como técnico do JEC dez anos após acesso à Série A
Treinador tem contrato até o final da Série D de 2025
Hemerson Maria foi oficialmente apresentado como técnico do Joinville Esporte Clube (JEC) nesta terça-feira, 5. O treinador foi responsável por comandar a equipe no acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, que completou dez anos nesta segunda-feira, 4.
“Uma coincidência muito bacana voltar nesse momento. A história é bonita, mas temos que escrever outra história”, comenta Maria. Ele assinou contrato com o tricolor até o final da disputa da Série D de 2025.
“[Em 2014] havia uma união muito grande, e eu acredito muito nessa energia. Quando o Joinville vencia, a cidade amanhecia diferente. A gente está buscando recuperar essa autoestima do torcedor”, diz o técnico.
“O Hemerson queria vir para cá, e nós queríamos ele. Agradeço ao Hemerson por se adequar à nossa situação financeira”, diz o presidente do JEC, Darthanhan Oliveira.
Elenco para o Campeonato Catarinense 2025
O novo treinador afirma que, após o acerto com o clube, assistiu aos sete jogos da equipe na Copa Santa Catarina 2024 para conhecer o grupo.
Para a montagem do elenco para o Campeonato Catarinense 2025, Maria acredita que há jogadores que serão aproveitados. Porém, o treinador destaca a necessidade de contratar jogadores experientes. “Temos que trazer jogadores que conheçam o campeonato e conheçam o peso da camisa do Joinville”, diz Maria.
Ainda que não tenha o elenco 100% definido, Hemerson Maria já projeta como quer que a equipe jogue. “Todo mundo vai defender, nós vamos jogar pelo resultado, nós precisamos vencer. Uma equipe que marque forte, pressione e seja impositiva dentro da Arena”, projeta o treinador.
O CEO de Futebol do JEC, Felipe Ximenes, explica que, atualmente, o clube tem quatro tipos de contratos vigentes: com fim em dezembro de 2024; com fim após o Campeonato Catarinense 2025; com fim em dezembro de 2025; e superiores a dois anos, no caso de jogadores da base do clube.
Ximenes avalia que haverá cautela nas decisões sobre permanências, mas que rescisões podem ocorrer.
“Já sabemos quem irá permanecer no elenco. Todos os atletas ainda têm contrato vigente. Em relação ao mercado, já estamos ativos. Temos conversas adiantadas, jogadores com pré-contratos”, comenta o gerente de Futebol do JEC, Luciano Fidêncio.
Apesar disso, alguns jogadores já têm a permanência garantida, como o capitão da equipe na Copa Santa Catarina 2024, Carlos Alexandre, que assinou a prorrogação do contrato até 30 de setembro de 2025.
Outros dois atletas que devem permanecer são o prata-da-casa Kennedy e o meia Gabriel Chagas, que tem contrato até o fim de 2025. Ambos foram citados por Hemerson Maria durante a coletiva de apresentação.
“Não podemos pressionar o menino, tem 20 anos; é um atleta que está nos nossos planos. A gente viu qualidade e pontos a melhorar”, avalia o treinador.
Para a comissão técnica, Hemerson Maria trará apenas Rafael Rodrigues, com quem ele trabalhou nas categorias de base do Figueirense e neste ano no Anápolis-GO. O profissional atuará junto a Walter Grassmann.
Presidente avalia primeiro mandato
Nesta segunda-feira, 4, iniciou oficialmente o segundo mandato de Darthanhan Oliveira como presidente do JEC. O dirigente tricolor avalia os primeiros dois anos de gestão como satisfatórios.
“2025 é o ano da virada; Joinville precisa voltar a ter desempenho esportivo e consolidação financeira. Vai depender muito mais do encaixe do time. Nos dá uma atmosfera de vitória novamente”, projeta Darthanhan.
O presidente também anuncia que o clube está trabalhando na reestruturação do centro de treinamento (CT). “Conseguimos reformar todos os quartos e reinaugurar a academia no CT”, conta o dirigente.
A partir desta quarta-feira, 6, começa um trabalho de revitalização do gramado no CT. Na próxima segunda-feira, 11, será realizada uma revitalização no gramado da Arena Joinville.
Leia também:
1. Indústria de Joinville avalia compra de fábrica de outra empresa joinvilense
2. Idoso remove restos mortais da mãe de cemitério e deixa na mesa de casa, em Garuva
3. “Gotinha” contra poliomielite não será mais aplicada no Brasil; entenda motivos
4. Jovem que morreu em salto radical no Paraná trabalhava em Araquari
5. Obra pode deixar três bairros de Joinville sem água nesta terça-feira; confira quais
Assista agora mesmo!
Família síria foge de terremoto na Turquia e encontra lar em Joinville: