Tempo de mandato e antecipação de eleições do JEC viram pauta do conselho
Reunião acontece na proxima semana
Reunião acontece na proxima semana
O conselho deliberativo do Joinville Esporte Clube (JEC) discute na próxima quinta-feira, 25, duas pautas em relação a possíveis mudanças no estatuto do clube. Os assuntos são o aumento do tempo de mandato da diretoria executiva e antecipação de eleições do JEC para presidente e de conselheiros. A reunião acontece à noite na Ajorpeme.
Conforme o artigo 26 do estatuto do JEC, as eleições precisam ocorrer entre os dias 1º de novembro e 10 de dezembro a cada dois anos para eleger os novos conselheiros e presidente e vice-presidente. Em 2022, o clube teve apenas uma chapa inscrita e Darthanhan de Oliveira foi eleito por aclamação.
Já o inciso primeiro do artigo 112 prevê que qualquer associado pode propor alterações, emendas ou a substituição do estatuto. Com isso, o sócio-torcedor do clube, Feltrin Junior, enviou uma carta com uma sugestão de alteração do tempo de mandato de dois para três ou quatro anos.
Junior é um dos criadores do podcast “JoinvilleÔ”, que realiza debates semanais em relação ao JEC.
“Parte da ideia surgiu no episódio 12 do nosso podcast, onde em algum momento o Guto (Gustavo Salves) se disponibilizou para saber como era o processo de solicitação de alteração do estatuto. Conversamos com o Douglas (Gonçalves, vice-presidente do conselho) para entender como isso poderia ser feito, ele nos explicou, fizemos e enviamos”, relembra.
O pedido foi encaminhado à diretoria executiva, que apresentou o pedido ao conselho, que deliberará sobre o encaminhamento ou não da proposta à assembleia-geral.
Conforme o estatuto, para ir à votação dos sócios na assembleia, a proposta tem que ser aprovada por dois terços dos presentes da sessão do conselho deliberativo. Ainda não há confirmação se o assunto pode ser votado já na próxima semana.
Outro tema também a ser debatido no dia é em relação a uma possível antecipação das eleições. No estatuto do clube isto só está previsto caso tanto o presidente, quanto o vice renunciem ao cargo.
Segundo apurado pela reportagem do jornal O Município Joinville, o assunto é discutido há algumas reuniões do conselho com intenção de inserir no estatuto ações que devem ser seguidas em casos de situações especiais. Uma delas seria se o clube ficasse sem calendário nacional, como ocorreu nos últimos três anos.
A intenção de uma antecipação, ainda conforme apuração, seria para dar mais tempo de planejamento da diretoria, seja para uma eventual reeleição, eleição de membro da situação (atual gestão) ou da oposição (outra chapa).
Também não há confirmação se o assunto pode ser votado na próxima reunião do conselho.
Leia também:
1. Entidade teme que altura de nova ponte de Joinville impeça passagem de embarcações
2. Cervejaria de Joinville conquista ouro na Copa Sul-Americana de Cerveja 2024
3. Caso Jaguar: Evanio Prestini é condenado por três crimes, mas vai aguardar recursos em liberdade; saiba a pena
4. Parque dos Hemerocallis anuncia data da 7ª edição do Festival de Girassóis em Joinville
5. Dono de famoso Castelo Coradelli em Joinville morre de infarto aos 74 anos
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: