X
X

Buscar

Temporal em Joinville: ruas ficam alagadas e serviços são afetados nesta quinta-feira

Plano de contingência da Defesa Civil está em estágio de “atenção”

Joinville registra vários pontos de alagamentos após um temporal atingir o município na tarde desta quinta-feira, 13. Por conta disto, a Defesa Civil elevou o nível do Plano de Contingência (Plancon) para o nível laranja por volta das 17h. A mudança no estágio para o grau de “atenção” se deve ao número de ocorrências relacionadas com as fortes chuvas que afetam a cidade.

A operação do transporte coletivo no Terminal Central foi paralisada temporariamente por volta das 17h devido ao nível da água da chuva. Os demais terminais continuam operando normalmente.

Situação do terminal central por volta de 17h40. | Foto: Videomonitoramento da Prefeitura de Joinville/Reprodução

A unidade de Pronto Atendimento 24 horas (PA Norte) está com a capacidade de atendimento reduzida por causa de infiltrações. A rua em frente ao local ficou completamente alagada.

Assim, casos mais graves estão sendo transferidos para outras unidades. Uma equipe de infraestrutura já está no local para fazer os reparos assim que as condições climáticas permitirem.

Ocorrências

Pelo menos dez ocorrências de quedas de árvores já foram registradas. Além disso, há registro de ruas alagadas em diferentes regiões. Por hora, os bairros mais afetados são Centro, Glória, América, Anita Garibaldi e Nova Brasília.

Além disto, a estrutura de um posto de combustível, na esquina da rua Prudente de Morais com a Marques de Olinda, caiu após fortes rajadas de vento.

Estrutura do posto destruída após fortes ventos. | Foto: Reprodução
Praça do espelho D’água, na Rua 9 de Março, completamente alagada. | Foto: Gustavo de Souza

Alerta Severo

Por volta das 16h40, a Defesa Civil estadual emitiu um alerta severo para chuva intensa, com alagamento e enxurrada para toda a cidade. Esse alerta sonoro e em texto tem como objetivo preservar a vida das pessoas e por esse motivo, a orientação é que as pessoas que receberem esse tipo de alerta devem permanecer abrigadas em um local seguro e não atravessar áreas alagadas, ou pontes submersas.

O alerta severo é emitido por meio de sinal de GPS e não depende que o número esteja cadastrado. O serviço é administrado pelas Defesa Civil nacional e estadual.

Orientações

Em caso de chuva forte, procure um local seguro para se abrigar. Não transite em ponte submersas ou áreas alagadas. Próximo de morros e encostas fique atento aos sinais de risco de deslizamento que são postes, árvores e muros inclinados, água barrenta descendo do morro ou rachaduras em paredes e solo. Ao verificar algum desses sinais, deixe o local imediatamente e acione a Defesa Civil.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.

Leia também:

1. Nova ponte é projetada para ligar Araquari a Joinville e desafogar BR-280
2. Homem passa mal na rua, pede socorro e morre no hospital em Joinville
3. Saiba qual o preço médio da gasolina em Joinville após aumento do ICMS
4. Vereadores de Joinville descartam CPI e optam por comissão especial sobre moradores de rua
5. Projeto que reduz espaço livre entre rodovias e construções em Joinville é aprovado em primeiro turno


Assista agora mesmo!

Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: