Temporal provoca destelhamentos, queda de árvores e interdições de casas em Joinville
Rajadas de vento causaram danos em casas e derrubaram árvores em vários bairros
Rajadas de vento causaram danos em casas e derrubaram árvores em vários bairros
O temporal que atingiu Joinville na tarde desta sexta-feira, 16, provocou destelhamentos, queda de árvores e a interdição de imóveis em diferentes regiões da cidade. Segundo a Defesa Civil, as ocorrências estão relacionadas principalmente às fortes rajadas de vento. As equipes seguem mobilizadas para atender os moradores afetados.
No bairro Jardim Paraíso, a parte superior de uma casa construída em madeira foi danificada pelo vento. Por causa do risco de desabamento, o imóvel e uma residência vizinha foram interditados pela Defesa Civil. Ninguém ficou ferido.
Até as 17h, o órgão havia registrado seis ocorrências de destelhamento: três no distrito de Pirabeiraba e outras três no Jardim Paraíso. Os moradores que solicitaram apoio receberam lonas para cobertura das casas.

O vento também provocou a queda de nove árvores nos bairros Glória, Saguaçu, Santo Antônio, Costa e Silva e Jardim Paraíso. Equipes dos Bombeiros Voluntários e da Secretaria de Meio Ambiente atuam na poda e remoção de galhos.
Na rua Prudente de Moraes, onde uma árvore caiu, agentes do Departamento de Trânsito orientam o tráfego. No bairro Costa e Silva, foi registrada ainda uma rachadura em um muro, que passará por avaliação técnica.
A Defesa Civil de Joinville alerta para a possibilidade de novos temporais neste sábado, 17, e domingo, 18, principalmente no início da tarde. Há risco de raios, rajadas de vento, alagamentos e queda de granizo.
Durante temporais, a orientação é permanecer em local seguro, evitar atravessar ruas alagadas e não passar por pontes ou pontilhões submersos. Em caso de vento forte, a recomendação é ficar longe de árvores, postes, placas e outros objetos que possam ser arremessados.
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: