+

Termo de compromisso emergencial é proposto para melhorias na balsa entre Joinville e São Francisco do Sul

Reunião foi realizada para procurar solução na travessia entre Vigorelli e Vila da Glória

Termo de compromisso emergencial é proposto para melhorias na balsa entre Joinville e São Francisco do Sul

Reunião foi realizada para procurar solução na travessia entre Vigorelli e Vila da Glória

Fred Romano

Nesta quinta-feira, 25, uma reunião foi realizada entre a comunidade da Vila da Glória, em São Francisco do Sul, e lideranças políticas para buscar uma solução emergencial para os problemas na balsa que faz a travessia entre o Vigorelli, em Joinville, e São Francisco do Sul.

Após uma visita para avaliação das condições precárias da embarcação, os deputados estaduais Maurício Peixer (PL), Fernando Krelling (MDB) e Matheus Cadorin (Novo), o Secretário de Infraestrutura, Jerry Comper, e o presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), João Carlos Grando, discutiram a possibilidade de um termo de compromisso para garantir melhorias imediatas.

A situação da balsa foi considerada grave, apresentando péssimo estado de conservação, danos estruturais e problemas mecânicos. Em conjunto com a população, os deputados solicitaram a realização de um contrato emergencial que assegure um serviço de qualidade e mais segurança aos usuários. O termo de compromisso seria uma medida provisória para implementar melhorias imediatas enquanto se desenvolve um processo de licitação formal.

O deputado Maurício Peixer enfatizou a necessidade urgente de regularizar o serviço, considerando que a empresa operadora da balsa ainda não passou por uma licitação formal. No termo de compromisso para implementar melhorias provisórias, seriam incluídos o aprimoramento do pagamento, pagamento por Pix e melhorias nas instalações. Uma comissão de moradores da Vila da Glória será formada para acompanhar a elaboração de uma nova licitação e regularização dos serviços.

Fernando Krelling destacou a busca por contrapartidas e melhorias nos serviços por meio do Secretário de Infraestrutura de Santa Catarina. Ele ressaltou a importância de garantir a segurança dos usuários diários e visitantes da Vila da Glória.

Matheus Cadorin enfatizou a reunião para discutir condições aprimoradas na prestação de serviço da balsa e a necessidade de um termo de compromisso com a empresa prestadora do serviço. Ele também mencionou a importância de construir uma ponte entre as duas regiões, reconhecendo que tal projeto demanda tempo e estudo devido a questões ambientais.

João Carlos Grando, presidente da Aresc, anunciou planos para um processo de licitação futuro, mas enfatizou a busca por uma solução emergencial por meio do termo de compromisso até fevereiro, garantindo obrigações mínimas da empresa enquanto o estado desenvolve um processo de licitação para serviços de travessia.

Leia também:
1. Bombeiros resgatam mais de 20 famílias em Itapoá devido a enchentes
2. Trânsito é interrompido na Serra de Corupá nesta sexta-feira
3. Previsão do tempo: veja como será último fim de semana de janeiro em Joinville
4. Ponte do Trabalhador de Joinville será totalmente interditada neste domingo
5. Obra de adutora que abastecerá 160 mil moradores do sul de Joinville está 80% concluída


Assista agora mesmo!

PINK LEMONADE SAUDÁVEL: DRINK SEM ÁLCOOL PARA REFRESCAR O SEU VERÃO:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo