Termômetros podem marcar até 40°C em Santa Catarina nesta semana
Calor nesta época do ano não é incomum
Calor nesta época do ano não é incomum
Uma massa de ar quente fará a temperatura subir bastante em Santa Catarina. A máxima fica acima dos 30°C em todas as regiões a partir de quarta-feira, 30, com forte calor especialmente na quinta e sexta-feira. No Oeste catarinense os termômetros podem registrar até 40°C. As informações são da Epagri/Ciram, que recomenda o acompanhamento diário da previsão do tempo nos próximos dias.
O calor nesta época do ano não é incomum. O início da primavera normalmente é mais frio, mas podem ocorrer períodos de calor de forma isolada. Mesmo com as temperaturas altas, há possibilidade de pancadas de chuvas e sol entre nuvens no litoral catarinense.
Já no sábado, 3, o tempo muda bruscamente com chuva e declínio de temperatura em todo o estado.
Quinta-feira (1/10)
Tempo: chuva isolada no início do dia na Grande Florianópolis, melhorando no decorrer do dia. No Litoral Sul, sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios entre a tarde e a noite. Nas outras regiões catarinenses, sol com mais nuvens no final do dia.
Temperatura: alta com máximas perto de 40° no Oeste de Santa Catarina.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.
Sexta-feira (2/10)
Tempo: do Oeste ao Litoral Sul, pancadas de chuva com raios a partir da tarde e á noite nas outras regiões. Não se descarta o risco de temporal localizado
Temperatura: alta com máximas perto de 40° no Oeste de Santa Catarina
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.
Sábado (3/10)
Tempo: no Planalto Norte e Litoral Norte, pancadas de chuva com raios a partir da tarde. Nas outras regiões, tempo mais fechado com chuva ao longo do dia.
Temperatura: amena em relação aos dias anteriores.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.
Fonte: Epagri/Ciram
A Epagri/Ciram prevê um tempo instável na primavera, que é característica da estação. Com a mudança brusca de temperatura nesta semana, a saúde precisa de atenção redobrada.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) reforça que medidas simples podem fortalecer a imunidade e diminuir o risco de contrair alguma espécie de vírus ou bactéria. Entre elas está manter os ambientes bem ventilados e, se possível, ensolarados; lavar as mãos frequentemente com água e sabão; manter rigorosa higiene com pratos, talheres, mamadeiras e chupetas, e evitar aglomerações.
Hábitos como dormir regularmente, praticar exercícios físicos e possuir uma alimentação saudável também fortalecem o sistema imunológico e previne gripes e intoxicações alimentares. De acordo com a Dive-SC, essas enfermidades, características do clima instável da primavera, podem ser evitadas com o mesmo protocolo de higienização que se aplica à Covid-19. Mesmo com redução de casos em Santa Catarina, os cuidados de prevenção contra o novo coronavírus ainda são necessários.