Terreiro de umbanda em Barra Velha é alvo de intolerância religiosa: “nosso território cristão”
Polícia Civil investiga o caso
Polícia Civil investiga o caso
A Casa de Ogum e Iansa, da religião de matriz africana umbanda, foi alvo de ameaças e intolerância religiosa na quarta-feira, 7. Em frente ao templo, que fica na cidade de Barra Velha, foi colado um recado de um grupo autointitulado Partido Integralista, pedindo que os frequentadores do local se retirassem do lugar, por eles chamado de “nosso território cristão”.
A carta, em tom ameaçador, pede que as pessoas que frequentam o terreiro se retirem do local ou, do contrário, serão retiradas. O recado, cujo texto contém vários erros de ortografia, ainda diz para que não os subestimem.
“Viemos por meio desta carta aberta. Convidá-los para se retirar de nosso TERRITÓRIO CRISTÃO, caso contrário iremos destruir tudo e todos. Isso não foi uma ameaça, mas não espere uma. Espere o ato! Não nos subestime, foi apenas um aviso.”
O recado também usa a palavra “Führer”, termo associado a Adolf Hitler, que o utilizava para se autointitular líder do Partido Nazista alemão.
Pelas redes sociais, a Casa de Ogum e Iansa divulgou a carta com as mensagens de ódio e informou que denunciou o crime às autoridades. A Polícia Civil investiga o caso e, até a publicação desta matéria, nenhuma pessoa foi detida.
“Encontramos colado em nossa entrada um panfleto com ameaças, mensagens de ódio e desrespeito à nossa fé. Somos uma casa de amor, humildade e respeito ao próximo. Não aceitamos que nossa espiritualidade e nosso solo sagrado sejam atacados”, diz a postagem.
Leia também:
1. Câmara de Joinville aprova financiamento de estudo de ponte entre Vigorelli e Vila da Glória
2. Mais de 15 toneladas de fiação sem uso foram removidas de postes em ruas de Joinville
3. Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Joinville
4. Conclave: segunda e terceira votações para novo papa terminam com fumaça preta
5. Câmara aprova aumento do número de deputados; entenda impacto em SC
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: