X
X

Buscar

Testemunhas das histórias: laboratório fotográfico encerra atividades em Joinville

Colorama atuava há 35 anos no mercado fotográfico

Há 35 anos no mercado, a Colorama Laboratório e Estúdio Fotográfico, na rua Alexandre Doehler, 241, encerra as suas atividades neste sábado, 23. A decisão foi tomada com base nas dificuldades causados pelo maquinário utilizado há alguns anos e que apresentava problemas.
“Foi uma decisão bem difícil que tivemos de tomar, porque estamos no mercado há bastante tempo, trabalhando com esse segmento. Optamos por encerrar as atividades porque a nossa impressora trabalha com um sistema antigo. Ela já está sendo pouco utilizada e hoje não existem mais peças que podem ser feita a manutenção facilmente. Tínhamos uma grande dificuldade de mantar a máquina funcionando. Então, resolvemos aposentar a máquina”, explicou a sócia, Melina Pinheiro.

Para ela, as novas tecnologias também colaboraram para a decadência das lojas especializadas em fotografia. “Antes da nova fase dos telefones, nós tínhamos uma loja a cada esquina na cidade. O trabalho foi diminuindo, centralizamos o serviço aqui e tínhamos uma carteira de clientes, que atendíamos aqui. Eram gerações que passavam aqui. Vinham o avô, a mãe e o neto. Era uma prática familiar. Essa transição do analógico para o digital foi uma fase muito difícil para a fotografia”, relembrou Melina.

O encerramento das atividades, além de todas as outras questões envolvidas, também inclui o fim de um ciclo de participação na vida das pessoas. “Nós carregamos bastantes histórias, tanto nos momentos felizes quando nos tristes. Então fazíamos todos os nascimentos, casamentos, aniversários de 15 anos, falecimentos nos quais, muitas vezes, as pessoas só tinham uma foto da pessoa. Em todas essas etapas que marcam a vida e a história das pessoas fomos testemunhas. Era algo que participávamos muito”, finalizou ela.


Assista agora mesmo!

Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: