Torneio de futebol em Joinville é paralisado após acusação de racismo; organização se pronuncia
Caso aconteceu no sábado, no dia de abertura da Copa Edgard Schatzmann
Caso aconteceu no sábado, no dia de abertura da Copa Edgard Schatzmann
A 2ª edição da Copa Edgard Schatzmann foi paralisada após um jogador ter cometido racismo contra um dos árbitros durante uma partida no sábado, 8, em Joinville. A decisão de interromper o torneio amador foi anunciada pelas redes sociais do organizador da competição, União dos Clubes de Esquerda de Joinville (UCEJ).
O crime teria acontecido após um atleta do time PC do Bola, que não teve a identidade revelada, ser expulso. Não foi divulgado o que o jogador teria dito ao árbitro. Tanto o atleta quanto a equipe foram banidas e não poderão participar de competições feitas pela UCEJ.
“A UCEJ solidariza-se com a vítima do racismo e defende a apuração dos fatos e punição rigorosa de todos os envolvidos nos atos criminosos de discriminação. Os jogadores envolvidos no caso não poderão competir em qualquer equipe componente da entidade. Entendemos que essas decisões precisam ser acompanhadas pela definição de protocolos de prevenção à violência, que devem ser previstos em regulamento, bem como a realização, por parte do coletivo de clubes, de ações educativas de combate às opressões, em especial ao racismo”, diz trecho da nota.
Ver essa foto no Instagram
A postagem em uma das redes sociais gerou apoio de algumas pessoas que alegaram que situações de racismo também aconteceram na primeira edição da copa. Já outras, acharam exagerada a exclusão da equipe na competição.
A competição iniciou no sábado e encerraria no domingo, 9. Ao todo, 20 times, sendo 15 no masculino e 5 no feminino, estavam participando do torneio. Até o momento desta publicação, a União dos Clubes de Esquerda de Joinville ainda não havia divulgado quando a competição retornaria.
Leia também:
1. Inscrições para concurso da Celesc se encerram nesta semana; salários são de até R$ 11 mil
2. Moradores de Joinville dividem prêmio de R$ 500 mil da Trimania Norte deste domingo
3. Motorista desacata policiais, fura barreira e colide contra viatura em Schroeder
4. Jota Quest em Joinville: banda apresenta turnê comemorativa na cidade
5. Homem é esfaqueado em discussão por aluguel atrasado em Joinville
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: