Trabalhadores protestam contra demissões na Companhia Águas de Joinville; entenda o caso

Sindicato da categoria alega que funcionários estariam sendo punidos por resultado de avaliação de desempenho

Trabalhadores protestam contra demissões na Companhia Águas de Joinville; entenda o caso

Sindicato da categoria alega que funcionários estariam sendo punidos por resultado de avaliação de desempenho

Redação O Município Joinville

Trabalhadores da Companhia Águas de Joinville estão protestando contra demissões que estariam sendo realizadas pela empresa nos primeiros dias de 2025. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Serviços de Água e Esgotos Sanitários de Joinville (Sintraej), os funcionários estão sendo punidos pelo resultado da avaliação de desempenho.

Em nota enviada ao jornal O Município Joinville, o Sintraej diz que pelo menos cinco trabalhadores da Companhia foram surpreendidos com um comunicado de afastamento das atividades, como início de um processo de demissão.

O sindicato afirma que os estes trabalhadores estariam sendo impedidos de entrar nos locais de trabalho e acessar informações necessárias para defesa, como as avaliações de desempenho anteriores e empenhos – documento onde estão descritas as atividades pelas quais os funcionários foram avaliados.

Para o Sintraej a medida representa uma punição antes da devida possibilidade de defesa. “Esta é uma ação irregular, arbitrária e imoral, de uma dimensão nunca vista na CAJ”, ressalta o presidente da entidade, Edson Silva.

O sindicato informa que em 2024 fez uma pesquisa entre os trabalhadores e recebeu cerca de 50 respostas que reprova o atual método de avaliação de desempenho na Companhia. A entidade diz que principal crítica diz respeito à subjetividade, já que apenas 20% da nota seria referente à capacidade técnica do trabalhador.

Além disso, afirma que a pontuação levaria em conta apenas a opinião do chefe direto, um cargo comissionado, sem considerar condições de trabalho ofertadas ou ausência de treinamentos.

“Trata-se de uma tentativa de demissão em cadeia, que faz parte de um conjunto de ações para destruir a companhia como uma empresa pública, ampliando as terceirizações e os conchavos políticos para a ampliação da terceirização”, opina.

O sindicato conta ainda em nota que solicitou à empresa na última sexta-feira, 3, a lista de todos os trabalhadores nesta situação e questionou as motivações e embasamento para o afastamento dos profissionais. No entanto, diz que até o momento a direção da companhia não respondeu.

O que diz a Companhia Águas de Joinville?

Em nota enviada ao jornal O Município Joinville, a Companhia Águas de Joinville diz que utiliza anualmente o processo de avaliação de desempenho como uma ferramenta para acompanhar a evolução na carreira dos colaboradores e que para ocorrer a demissão é necessário conceito abaixo da média em diversas avaliações.

A empresa revela que a avaliação é aplicada conforme critérios estabelecidos na Resolução 001/2023 do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Companhia e alinhada ao art. 37 da Constituição Federal – que estabelece princípios e regras para a administração pública – sendo então um mecanismo que garantiria a qualidade dos serviços prestados à população de Joinville.

A empresa afirma que todos os colaboradores da Companhia têm conhecimento de que participarão desse processo, bem como das métricas nas quais ele seria embasado.

A Companhia ressalta ainda que está em contato com o Sintraej e o processo está em andamento observando todas as normas legais e administrativas aplicáveis.

Audiência

Uma audiência entre o Sintraej e a presidência da Águas de Joinville está marcada para esta quinta-feira, 9, às 17h30. Os trabalhadores também iniciaram uma campanha de moções, em defesa da garantia dos empregos.

Uma assembleia-geral da categoria também está marcada para o dia 15 de janeiro, às 18h, em primeira chamada, e às 18h30, em segunda chamada, no auditório do segundo piso do Edifício Le Village, localizado na rua Dona Francisca, 364.

Confira a nota da Companhia Águas de Joinville na íntegra:

A Companhia Águas de Joinville esclarece que utiliza anualmente o processo de avaliação de desempenho como uma ferramenta para acompanhar a evolução na carreira dos colaboradores.

É importante destacar que todos os colaboradores da Companhia têm conhecimento de que participarão desse processo, bem como das métricas nas quais é embasado. A avaliação é aplicada conforme critérios estabelecidos na Resolução 001/2023 do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Companhia e alinhada ao art. 37 da Constituição Federal, sendo um mecanismo para garantir a qualidade dos serviços prestados à população de Joinville. Para ocorrer a demissão é necessário conceito abaixo da média em diversas avaliações.

Sobre o caso específico, a Companhia está em contato com o Sintraej e o processo está em andamento observando todas as normas legais e administrativas aplicáveis.

Leia também:
1. Homem de alto cargo em facção criminosa é preso suspeito de participar de homicídio em Joinville
2. Empresa de Joinville registra crescimento de 23% e faturamento de R$ 145,5 milhões em 2024
3. Carro de Joinville com 60 caixas de vinho contrabandeado é apreendido no Oeste de SC
4. Revelação da LNF 2024 jogará pelo JEC Futsal em 2025; saiba quem é
5. JEC terá identificação facial para sócios no Catarinense; entenda a mudança


Assista agora mesmo!

Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo