Tradição e espírito natalino: Rua do Papai Noel é inaugurada em Joinville
Evento aconteceu na noite desta sexta-feira
Evento aconteceu na noite desta sexta-feira
O espírito natalino invadiu a rua Braço do Norte, no bairro Atiradores, em Joinville. Isso porque nesta sexta-feira, 25, foi a abertura oficial da tradicional Rua do Papai Noel, às 19h.
O espetáculo reuniu apresentações musicais, a presença do Papai Noel e juntou 28 residências com suas decorações, que ficarão disponíveis até o dia 6 de janeiro. Se apresentaram na noite a Banda do Papai Noel e o Coral Belas Artes.
A via estará aberta para visitação diariamente das 19h até a meia-noite. No evento, também estiveram presentes a vice-prefeita Rejane Gambin, representando o prefeito de Joinville, Adriano Silva, e o secretário de Cultura e Turismo.
Rejane relata que a rua é um exemplo vivo de uma a cooperação e a união entre a comunidade pode trazer resultados bonitos e alegres para os joinvilenses. “Eu espero que essas luzes continuem se espalhando pela cidade e que o bom exemplo traga mais amor, paz e muita plenitude neste Natal”, relata.
O secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, conta que a tradição encontrada na rua é algo que traz o espírito natalino para a cidade. “A decoração é só o ápice da luz que há dentro de cada um de nós. Podemos ver isso quando nos unimos nestes momentos”, finaliza.
A Rua do Papai Noel integra a programação do Natal de Joinville, que é uma realização da Prefeitura e do Instituto Natal de Joinville.
A tradição da rua começou há 25 anos, com Vinicius Allage e a decoração natalina da casa. Após todos esses anos, foi o filho de Vinicius, Jacques Allage, de 52 anos, que retomou a Rua do Papai Noel.
“Nós queríamos voltar a ter essa alegria, ver o espírito natalino nas pessoas, é isso que importa”, relata. Para ele, a melhor parte é ver o sorriso das crianças e sua alegria em ver as decorações.
O sentimento é compartilhado pela joinvilense Sonia Dancoski, de 58 anos, que terminou os últimos detalhes da casa nesta tarde de sexta-feira. “A gente fica mais motivado porque agora temos o apoio da prefeitura com a iluminação da rua, acaba sendo bom e trazendo mais pessoas”, conta.
As novidades também estão por toda a rua. Neste ano, por exemplo, a casa da joinvilense Luci Hansson, 59 anos, tem uma máquina de fazer neve, Papai Noel em carro temático e diversos detalhes em led.
“Começamos a planejar em setembro as coisas. A intenção é sempre surpreender, então nos planejamos muito bem”, relata Luci. A decoração começou por meio de uma tradição de seus sogros e que foi mantida pela geração.
Para ela, as crianças e sua alegria são o ponto alto. A vizinha Adriana Carla Pain, de 49 anos, concorda com o destaque para os pequenos. “Por mais que cansativo, é emocionante proporcionar reações tão diversas e bonitas. É lindo ver tanto adultos quanto crianças admirando o local. É a energia do Natal”, completa.
– Assista agora:
Confira dicas para decorar sua árvore de Natal e fazer laços decorativos