X
X

Buscar

Trânsito de Joinville passa por novas alterações na região da duplicação da Santos Dumont

Três ruas terão sentidos alterados

O Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) vai fazer ajustes no trânsito das ruas Nova Trento, Taió e em um trecho da General Câmara. As alterações levam em consideração os estudos realizados no local, a partir da duplicação da avenida Santos Dumont.

Nesta quarta e quinta-feira, 22 e 23, as equipes estarão no local para implantar a nova sinalização, que entra em vigor assim que os trabalhos forem concluídos.

A principal alteração é o sentido das ruas Nova Trento e Taió, que hoje são acessadas a partir da avenida Santos Dumont. Com os ajustes, elas deverão ser utilizadas para fazer o deslocamento no sentido contrário, ou seja, da rua Tenente Antônio João para a avenida Santos Dumont. Por esse motivo, o trecho da rua General Câmara, entre a Santos Dumont e a Taió, passará a ser mão dupla.

“Na rua Nova Trento tem uma escola e um Centro de Educação Infantil, por isso, em horários de entrada e saída dos alunos, aumenta o fluxo de veículos nessa rua. Com as alterações que estamos fazendo, a mobilidade deve melhorar, já que os motoristas que quiserem acessar a Nova Trento farão esse acesso vindo pela Tenente Antônio João, usando esse trecho em mão dupla da General Câmara e depois acessando a rua Taió. Todo esse trajeto é acesso livre, sem semáforos, por exemplo”, explica o gerente de engenharia de tráfego do Detrans, Samuel Gomes.

Para sair da rua Nova Trento, o motorista deverá acessar a avenida Santos Dumont, à direita. Neste cruzamento, não será permitida a conversão à esquerda.

As alterações no trânsito serão realizadas neste período de férias, já prevendo um tempo necessário para normalização da mobilidade. Técnicos da Prefeitura de Joinville vão continuar analisando os impactos dos ajustes. Essas alterações viárias foram discutidas previamente com os responsáveis pelas unidades escolares, que são as principais geradoras de tráfego intenso nessas ruas.

Além disso, agentes do Departamento de Trânsito estarão no local para orientar os motoristas em horários com maior demanda. Em caso de chuva, os ajustes na sinalização serão adiados.

Com as alterações já implantadas anteriormente, a rua General Câmara deve continuar sendo usada apenas para o trânsito local, que são os motoristas que querem acessar comércios ou residências naquela região. Já para os motoristas que vão seguir o trajeto sentido região Norte da cidade, a orientação é fazer esse deslocamento pela rua Dom Bosco.

Veja como fica o trânsito:

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Duplicação da avenida Santos Dumont

No fim de 2024, a Prefeitura de Joinville concluiu a obra de duplicação da avenida Santos Dumont, entre a rua General Câmara até a intersecção com a rua Dom Bosco. O investimento para execução da obra foi de R$ 3 milhões, e os custos das desapropriações de imóveis totalizaram R$ 7,7 milhões.

Com a conclusão da obra, foi possível liberar as pistas e implantar o sentido duplo na avenida Santos Dumont, além de fazer outras alterações em ruas transversais e na Tenente Antônio João.

Os dados atuais, se comparados com o antigo cenário, mostram que houve uma melhora de 65% no tempo médio de viagem no deslocamento para o Norte, no caso de motoristas que passam pela avenida Santos Dumont, rua Dom Bosco e rua Tenente Antônio João. Isso ocorre, pois os motoristas têm acesso livre no entroncamento dessas ruas, com o semáforo fechando apenas quando o pedestre aperta o botão para fazer a travessia segura.

Leia também:
1. Shopping mais antigo de Joinville tem alta no fluxo de visitantes
2. Niso Balsini, famoso médico de Joinville, morre aos 80 anos
3. Homem foragido da Justiça é preso com 174 quilos de maconha em Joinville
4. Veja como fica a previsão do tempo em Joinville nesta terça-feira
5. Pedestre morre atropelado por carro na BR-101, em Araquari


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: