X
X

Buscar

TRE-SC realiza campanha para estimular jovens a emitirem título de eleitor em Joinville

Ação aconteceu nesta quinta-feira na Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos

Na manhã desta quinta-feira, 30, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizou a campanha “Meu primeiro título #BoraVotar”, na Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos, no bairro Bucarein, em Joinville.

Inicialmente, a ação foi lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 13 de setembro, como “#BoraVotar”. A campanha, adaptada em Santa Catarina, pretende estimular os jovens catarinenses, de 16 e 17 anos, a se inscreverem como eleitores. Segundo o juiz do Pleno do TRE-SC, Rodrigo Fernandes, cerca de 320 mil adolescentes estão aptos fazer o título de eleitor no estado.

Juiz do Pleno do TRE-SC, Rodrigo Fernandes | Foto: Fred Romano/O Município Joinville

“Ficamos assustados quando nos deparamos com o número. Nós temos que implementar já o despertar do jovem aos interesses da política”, comenta o desembargador e presidente do TRE-SC, Fernando Carioni.

Desembargador e presidente do TRE-SC, Fernando Carioni | Foto: Fred Romano/O Município Joinville

O juiz Rodrigo ainda comenta que de 2010 para cá, houve uma queda no número de eleitores jovens em Joinville. Apesar de um aumento de quase 50 mil eleitores gerais, antes eram 4 mil jovens, atualmente são apenas mil aptos a votar.

A escola Governador Celso Ramos foi a única de Joinville escolhida para a campanha, por conta do encerramento do cadastro eleitoral em maio de 2022. A escolha também foi feita por conta do número de possíveis eleitores matriculados.

Colégios de outras cidades do estado também serão visitados. Mas a campanha segue nas redes sociais do TRE. “Estamos trabalhando fortemente através das redes sociais: Instagram, TikTok e YouTube”, explica Fernandes.

“Nós temos essa iniciativa de trazê-los para o exercício da cidadania na condição de votante. A ideia é que através de um instrumento que eles [jovens] utilizam muito, as redes sociais, o TRE tem estado para divulgar a importância do voto”, acrescenta a juíza eleitoral da 76ª zona eleitoral, Viviane Speck de Souza.

Juíza eleitoral Viviane Speck de Souza | Foto: Fred Romano/O Município Joinville

Jovens Eleitores

O estudante Gustavo dos Santos Florindo, de 16 anos, foi um dos 20 participantes da campanha na escola. Ele conta que já tinha uma conscientização para fazer o título de eleitor por conta dos pais dele. “Agora eu estou tentando trazer meus amigos para votarem também”, comenta.

Gustavo dos Santos Florindo, de 16 anos, foi um dos 20 participantes da campanha na escola | Foto: Fred Romano/O Município Joinville

O jovem acredita que a divulgação através das redes sociais é uma boa iniciativa. “Eu tenho um tanto de seguidor, vou lá e divulgo, levo para mais pessoas que vão divulgando e assim vai”, completa.

Gustavo ainda fala sobre a importância do voto para ele: “é muito importante para eu expressar a minha opinião e ter meu direito. ”

Apoio do Conselho das Entidades

O Conselho das Entidades, formado pela Associação Empresarial de Joinville (Acij), Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac), Associação de Joinville e Região de Pequenas, Micro e Médias Empresas (Ajorpeme) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apoia o projeto do TRE. O conselho irá reeditar a campanha “Vote Certo, Vote em Joinville e Região”.

Segundo o presidente da Acij, Marco Antonio Corsini, o primeiro passo foi o apoio à iniciativa do Tribunal, para o estímulo da participação de jovens. Em um segundo momento, as entidades estimularão eleitores de outras cidades que se mudaram para Joinville e ainda não transferiram seu título a atualizarem o seu domicílio eleitoral. O objetivo é ajudar a aumentar a representatividade política da região em que vivem.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube