Três pessoas são empossadas na Academia Joinvilense de Letras nesta terça-feira
A cerimônia será transmitida ao vivo, a partir das 19h, para toda comunidade
Nesta terça-feira, 10, três pessoas serão empossadas em uma Sessão Magna na Academia Joinvilense de Letras (AJL).
Os três acadêmicos são Simone do Nascimento Silva, Walter de Queiroz Guerreiro e José Carlos Vieira.
Por conta da pandemia da Covid-19, a solenidade presencial será reservada a um número restrito de convidados, atendendo ao protocolo sanitário determinado pela Prefeitura de Joinville
A cerimônia, porém, será transmitida ao vivo, a partir das 19h, pelo Facebook para toda a comunidade.
Conheça os acadêmicos
Simone do Nascimento Silva é formada em Letras e Direito pela Univali, pós-graduada em Direito Público e Prática Jurídica pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e pós-graduada em Administração Pública.
Exerceu a profissão de professora do ensino básico e professora de Educação para Jovens e Adultos do EJA, foi conciliadora do Juizado Especial Cível e do Juizado Especial Federal Previdenciário.
Lançou os livros “Uma Festa de Tradição Açoriana: Festa do Divino Espírito Santo e Santa Ana” (2017) e “Vida e Obras de Marcos Rück” (2018), além de participar de antologias.
Walter de Queiroz Guerreiro é biologista formado pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em protozoologia e parasitologia, historiador pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), com especializações no Arquivo Histórico Nacional e Itamaraty e mestre em Arte pela Universidade de Londres.
Foi diretor cultural no Museu do Ipiranga, do Museu Fritz Alt e do Arquivo Histórico de Joinville.
Escreveu os livros “Karl Völkl, Mestre-Artífice” (2006), “Fritz Alt- A verdade do desejo” (2007), “Em cartaz- 30 anos: Festival de dança de Joinville” (2010) e “Schwanke: Rastros”, entre outros.
Já José Carlos Vieira é Engenheiro Civil, pós-graduado em Planejamento e Gerenciamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Física Teórica e Experimental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Escreveu os livros “Descentralização e Desconcentração” (2008) e “Felicidade Sustentável” (2011).