Três pessoas são presas em flagrante por pichação em parque de Joinville
Ação ocorreu após denúncia feita por um cidadão
Ação ocorreu após denúncia feita por um cidadão
Três pessoas foram presas em flagrante pela Guarda Municipal na noite deste domingo, 4, suspeitas de pichar o patrimônio público no Parque da Cidade, em Joinville. A ação ocorreu após denúncia feita por um cidadão por meio do telefone 153.
De acordo com a Guarda Municipal, dois homens e uma mulher foram abordados por volta das 23h40 enquanto pichavam os muros de uma quadra de esportes no setor Guanabara. Com o grupo, os agentes apreenderam embalagens de tinta, rolos, pincéis e outros materiais utilizados na ação.
Diante do flagrante, os três suspeitos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Civil e autuados com base no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que prevê pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.
O boletim de ocorrência também será encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente, que irá avaliar o enquadramento dos envolvidos na Lei Complementar nº 710/2025, sancionada pela Prefeitura de Joinville, que endurece as penalidades administrativas em casos de pichação ao patrimônio público e privado.
Este foi o segundo caso de prisão por pichação registrado pela Guarda Municipal em menos de uma semana. Na última quarta-feira, 31, no último dia de 2025, um homem e uma mulher também foram detidos após picharem bancos no Mirante de Joinville.
A Prefeitura reforça a importância da participação da população no combate a esse tipo de crime, por meio de denúncias à Guarda Municipal, pelo número 153, ou à Polícia Militar, pelo 190.
Além das denúncias, a comunidade pode colaborar mapeando pontos pichados pelo aplicativo Joinville Fácil e participar de mutirões de limpeza e pintura promovidos pelo município.
Leia também:
1. Obituário de Joinville: confira falecimentos dos últimos dias
2. Reparo na rede de drenagem interdita parcialmente faixa de ônibus na avenida Beira Rio, em Joinville
3. Confira lista completa de feriados em Joinville neste ano de 2026
4. Confira a previsão do tempo para Joinville nesta segunda-feira
5. Prefeito de Joinville comenta prisão de ditador da Venezuela: “a liberdade é inegociável”
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: