Treze anos de amor: conheça casal que renovou os votos no Festival de Dança de Joinville

Juliana e Thiago viajaram de Catalão (GO) até Joinville e participaram do Celebre o Amor, ação especial do festival dedicada a histórias de casais apaixonados

Treze anos de amor: conheça casal que renovou os votos no Festival de Dança de Joinville

Juliana e Thiago viajaram de Catalão (GO) até Joinville e participaram do Celebre o Amor, ação especial do festival dedicada a histórias de casais apaixonados

Lara Donnola

Após completarem 13 anos de união, a bailarina Juliana Queiroz e Thiago Guardieiro escolheram o Festival de Dança de Joinville para celebrar o amor e renovar os votos de casamento. Nesta quarta-feira, 30, o casal de Catalão (GO) participou da renovação simbólica de votos no Celebre o Amor no Festival, ação especial que transforma o universo da dança em cenário para celebrar noivados, renovar votos e até realizar casamentos simbólicos.

Juliana e Thiago se conheceram em 2000, quando ela se mudou para Catalão (GO), cidade onde ele morava. Após dez anos de encontros e reencontros, o casal iniciou o namoro em 2010 e se casou em 21 de julho de 2012. O casamento coincidiu com o mês do Festival de Dança de Joinville, evento que faz parte da rotina de Juliana há muitos anos.

Bailarina e professora de balé, Juliana é proprietária de um estúdio em Catalão e frequenta o festival com regularidade. “Estar aqui celebrando o nosso amor em Joinville é inexplicável”, afirmou.

Thiago conta que eles conheceram o Celebre o Amor no Festival por meio do site oficial do evento e participaram pela primeira vez em 2023. “Achei muito emocionante. Este ano, notei uma evolução em relação à estrutura, aos personagens. Fiquei muito feliz de estar de volta e, se tudo der certo, quero participar novamente no ano que vem”, disse.

Lara Donnola

A história de amor do casal se conecta ainda mais com a dança por meio da filha, Maria Clara, de cinco anos e meio, que também é bailarina. “Ela começou no balé com dois anos e meio, e adora”, contou Thiago. “A gente tem vontade de trazer ela aqui, mas achamos que é cedo pela idade e pela distância. Vamos ver se ano que vem conseguimos”.

As celebrações acontecem sempre com leveza, bom humor e emoção, em uma capela instalada no Jardim da Dança, ao lado do Saltare Centro de Dança. O cenário conta com decoração temática inspirada no universo da dança, com a presença de personagens como o Príncipe Quebra-Nozes e uma bailarina, simbolizando a união e o romantismo. Ao final da cerimônia, o casal pode dançar uma valsa no palco aberto ao lado da capela.

Lara Donnola/O Município Joinville

Para participar, os casais devem se inscrever no site oficial do festival e escolher a modalidade desejada. O local funciona até o final do Festival de Dança, 2 de agosto, das 12h às 18h.

“É uma forma de eternizar relacionamentos que surgem ou se fortalecem dentro do festival. Algo que já acontecia espontaneamente, agora tem um espaço oficial para isso acontecer com carinho e significado”, destaca Jay Allen, coordenador dos palcos abertos do Festival de Dança de Joinville e responsável pelo Celebre o Amor no Festival.

Lívia e Leonardo

Lívia Fernandes e Leonardo Muniz também participaram do Celebre o Amor no Festival neste ano. A história deles começou na dança e foi crescendo nos bastidores dos ensaios. Os dois são de Arujá, São Paulo, e se conheceram enquanto faziam aulas e competiam juntos pela companhia Balé Arte Mesquita, especializada em jazz contemporâneo.

“Ao longo desse tempo, a gente foi se apaixonando, até acontecer”, contou Lívia. Essa foi a primeira vez que os dois estiveram juntos no Festival de Dança de Joinville, e decidiram celebrar a relação de forma divertida. “Teve madrinha, troca de aliança, buquê, tudo. Foi muito legal”, disse ela, sobre a experiência.

Sobre o Celebre o Amor no Festival

O Celebre o Amor no Festival nasceu inspirado em histórias de amor como a de Jay Allen. “No meu segundo ano no festival, em 2006, eu conheci a minha esposa. Ela era bailarina de dança do ventre e nos conhecemos no festival, e este ano completamos 19 anos juntos”, conta ele, que foi locutor entre 2005 e 2012, antes das transmissões gravadas.

“Eu sei de várias histórias assim como a minha de casais que se conheceram no festival e se apaixonaram”, comentou. Jay começou a observar que muitos casais faziam declarações públicas e pedidos de namoro durante as apresentações. “Em 2019, vimos alguns casais pedindo para fazer alguma declaração no palco ou em alguma atividade. A ideia foi amadurecendo e, junto com o coordenador geral Vitor Arones, que também já pensava em algo semelhante, criamos o Celebre o Amor no Festival”.

A proposta ganhou forma com a criação da Capela da Dança, localizada no Jardim da Dança, ao lado do Saltare Centro de Dança. “Criamos personagens emblemáticos da dança, como o Quebra-Nozes e uma bailarina, para celebrar, de forma simbólica, pedidos de namoro, noivado, casamento e renovação de votos”, explica. “Os casais recebem um certificado como lembrança. Não tem validade legal, mas tem muito valor afetivo”, explica.

Jay participou pessoalmente da primeira edição da ação em 2023, ao lado da esposa, em uma cerimônia de renovação de votos. “Foi a primeira cerimônia do Celebre o Amor. Em 2024 repetimos, e este ano, em 2025, a ação se consolida em sua terceira edição. Inclusive, fizemos uma versão especial no dia 26 de julho, no Centro Histórico de São Francisco do Sul, ao lado do Mercado Municipal”, informa.

Lara Donnola/O Município Joinville

Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

https://chat.whatsapp.com/D9Q1kUOjbKX7PWkvFEV1Qf


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Ativar a compatibilidade com o leitor de tela
Para ativar o suporte para leitor de tela, pressione Ctrl+Alt+Z Para saber mais sobre atalhos de teclado, pressione Ctrl+barra

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo