X
X

Buscar

Trio suspeito de integrar célula neonazista é preso em Joinville

Um membro também foi preso em São José, na Grande Florianópolis

Uma investigação da Polícia Federal prendeu quatro membros de uma célula neonazista em Santa Catarina. Três deles foram presos em Joinville. A operação ocorreu nesta quinta-feira, 20, e divulgada com exclusividade pelo programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo, 23.

A reportagem do Fantástico revela que a investigação iniciou em abril deste ano, quando um homem de 24 anos foi preso. Na casa dele foram encontradas bandeiras neonazistas e uma arma de fogo ilegal. A partir daí, investigações cibernéticas se iniciaram e encontraram vídeos, que foram exibidos na reportagem.

Nos vídeos os jovens usam símbolos depreciando judeus e simulando tiros. Também jovens diziam ser a nova SS de Santa Catarina. SS é a sigla para Schutzstaffel, esquadrão leal de Adolf Hitler.

Um dos jovens presos, um estudante de Letras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estava em um grupo de WhatsApp chamado “Aniversário do Fuhrer”. Conforme mostrado pela reportagem, uma das mensagens falava “vamos matar mendigo amanhã” e o jovem responde “mendigo, nordestino… todos os mendigos, negros e nordestinos deveriam ser fuzilados”.

Os outros presos foram um auxiliar de escritório de 27 anos, um estudante de Direito de 20 anos e um estudante de Engenharia Automotiva de 21 anos. Os nomes não foram revelados.

Segundo o Delegado Arthur Lopes, delegado responsável pelo caso, os presos em Joinville foram encaminhados para a unidade prisional local da cidade. Foi aprendido na residência deles, um vasto material de atividades nazistas.

“Eles participavam de encontro de produção de materiais com cunho neonazista, filmavam esses encontros, realizavam cerimônias, faziam reproduções com símbolos neonazistas, sempre portando armas de fogo e incitando o ódio”, explica o delegado.

Não foi revelado os bairros das residências onde foram apreendidos os materiais.

Leia também:
Saiba quantos dias de chuva são registrados por ano em Joinville
Atual artilheiro da Liga Nacional, pivô Dieguinho se despede do JEC/Krona
Justiça condena trio que planejava mega-assalto na região de Joinville
Em busca da virada, Décio Lima fala sobre o segundo turno em SC: “Não sou o candidato da arma, sou o do livro, do amor”
PT vaza áudio de Luciano Hang sugerindo demissão de professores; empresário rebate

– Assista agora:
Novos cabelos, aréolas e sobrancelhas: projetos elevam autoestima de vítimas do câncer de mama em Joinville