Tubulação entupida em rua preocupa moradores em Joinville
“Quando voltar a chover, vai encher tudo”, relata morador
Moradores do bairro Bom Retiro temem que no próximo período de chuvas, a rua Bombeiro Teodoro Fetbach encha de água. A preocupação ocorre devido a uma tubulação entupida, que escorre a água do Morro Iririú até o rio que corre atrás da escola Avelino Marcante.
De acordo com João Catarina, que mora na rua há mais de 50 anos, a vala foi aberta há muito tempo pela população. Ele relata que a água escorre por ali diariamente, mas que preocupa os moradores em dias de chuvas fortes. Conforme João, um tubo passa por baixo da rua, atravessa um terreno e escoa em outra vala, ligada com o curso d’água que passa pela escola.
João conta muitos sólidos e lama do morro desceram com as fortes chuvas do ano passado. Quando esse material secou, entupiu a tubulação, impedindo o escoamento da água. O morador ainda alega haver ligação de esgoto na vala, levantando odores, o que virou uma questão de saúde também.
A Associação de Moradores do Bom Retiro observa a vala com preocupação também. Isso por que moram muitas crianças brincam no local e a região cresce com a construção de condomínios e casas.
Desentupimento
João Catarina lembra que entre maio e junho, uma equipe passou alguns dias na rua na tentativa de desentupir a tubulação. Entretanto, a situação não teria sido solucionada e a equipe foi embora. Segundo a Prefeitura de Joinville, a Unidade Regional de Obras Centro-Norte, da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville (Seinfra), informou que cerca de 70% da tubulação citada pelos moradores foi desentupida pela equipe da própria unidade.
Já a Unidade de Limpeza de Rios teria realizado o desassoreamento do rio citado pelos moradores para melhorar o escoamento da água. Conforme a nota, o último trecho da rede será desentupido após a construção de uma área de sedimentação. Este local serve para evitar que materiais como pedras, areia e folhas que descem do morro em dias de chuva entrem na tubulação, obstruindo a rede novamente.
Segundo a prefeitura, a vala citada pelos moradores deve ser usada especificamente para escoamento da rede de drenagem, ou seja, da água que escorre do morro, ou da rede pluvial.
A equipe da Unidade Regional de Obra identificou tubulação de esgoto ligada à rede de drenagem, o que é considerado irregular. Por esse motivo, a situação foi repassada para a Unidade de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, responsável por identificar e notificar o proprietário do imóvel.
Em rua onde não há rede de esgoto instalada, a prefeitura orienta que o morador deve instalar fossa filtro, evitando descarte irregular de rejeitos. Entretanto, não há previsão para a instalação de rede de esgoto nessa rua, completou a nota da prefeitura.
Assista agora mesmo!
Palacete Schlemm: a mansão de 1930 com detalhes criados por artista alemão: