“Tudo está lindo”: conheça idosa que participa há 15 anos da Festa das Flores, em Joinville
Evento Flor da Melhor Idade aconteceu nesta sexta-feira
Evento Flor da Melhor Idade aconteceu nesta sexta-feira
“Eu amo essa cidade, amo Joinville”, relata a catarinense Edna Santos Souza, de 80 anos, que participa da Festa das Flores há 15 anos. Após dois anos sem o evento, Edna foi uma dos milhares de idosos que prestigiaram o Baile da Melhor Idade nesta sexta-feira, 18.
Junto ao baile, outros eventos aconteceram durante a tarde, como o concurso Flor da Melhor Idade, que consagrou a rainha da festa. Neste ano, a catarinense Célia Bittencourt, de 80 anos, foi a vencedora. Ela é do mesmo grupo de Edna, que vem de Itajaí para participar da festa anualmente há quatro anos.
“Antes disso eu vinha com outras associações, coordenei muitos anos os grupos de idosos e trazia-os para a festa. A gente aproveitava e visitava toda a cidade”, relembra Edna. A idosa resolveu não participar do concurso, pois segundo ela “passou a sua idade”, no entanto, adora prestigiar o evento.
Além do concurso, as participantes teriam que escolher uma flor que pudessem simbolizar quem cada participante era. Edna relata que a grande maioria escolheu rosas, porém ela escolheria o girassol que, para ela, simboliza as coisas bonitas e a felicidade de voltar a normalidade.
“Se tem chuva, não procuramos um amigo para chorar no ombro dele, o girassol é assim. Igual nós, que ficamos isolados e agora estamos felizes”, finaliza.
Os anos sem a Festa das Flores fizeram a saudade pela festa crescer ainda mais. “Tudo está lindo como nos outros anos. Sentia saudades dessa energia. É maravilhoso, tudo muito lindo”, conta Edna. O grupo realiza um bate e volta entre Joinville e Itajaí, viajando com três ônibus e uma van cheia de pessoas.
Para Edna, o período da Covid-19 e do cancelamento dos eventos foi triste e deixou os idosos exilados dentro de suas casas. “Agora estamos nos libertando e estamos muito felizes de conviver com a natureza, com o brilho das flores”, acrescenta.
Apenas neste ano, o grupo participou da Fenarreco, em Brusque, da Oktoberfest, em Blumenau, e da Festa das Flores em Joinville.
O grupo de Edna concentra cerca de 400 participantes, porém nem todos puderam participar do evento. Anualmente, uma caravana é organizada por Cristiano Klaus Fischer para que as pessoas participem da Festa das Flores, em Joinville.
O grupo realiza terapias alternativas e funciona há sete anos, com encontros semanais em pontos diferentes. O trabalho é voluntário para a associação Ação em Saúde. Neste ano, cerca de 160 pessoas viajaram até Joinville para prestigiar o evento.
*Colaborou Isabel Lima
Leia também:
1. 82ª Festa das Flores de Joinville: confira guia com programação do evento
2. Menino é encontrado dormindo em casinha de cachorro no Fátima, em Joinville
3. Mulher morre após acidente de trânsito com motorista embriagado em Garuva
4. Confira o trajeto da caravana de Natal da Coca-Cola em Joinville
5. Abertura do Natal de Joinville acontece neste domingo; confira hora e local
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização