Tupy, de Joinville, vence prêmio de Ecologia na categoria “Conservação dos recursos minerais”
Projeto premiado desenvolveu alternativas para a substituição parcial do coque na fundição de ferro
Projeto premiado desenvolveu alternativas para a substituição parcial do coque na fundição de ferro
A Tupy, multinacional de Joinville referência em produção de componentes estruturais para bens de capital, é uma das empresas vencedoras do 29º Prêmio Expressão de Ecologia (2022-23), com o projeto “Desenvolvimento de alternativas para a substituição parcial do coque na fundição de ferro”.
Criada pela Editora Expressão, a premiação é certificada pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) como a mais importante do país, no segmento empresarial. Esta é a sétima vez que a Tupy tem projetos reconhecidos na premiação.
De 161 inscritos, o projeto da Tupy ficou entre os 26 projetos selecionados e ganhou destaque na categoria “Conservação dos recursos minerais”. A iniciativa premiada trata da reciclagem de briquetes de carbono, também conhecido como coque reciclado, desenvolvida na planta de Joinville. Desde o ano passado, passou a ser utilizada em todas as unidades da companhia.
Com o uso dessa fonte alternativa de calor, em substituição parcial do coque, há diversos benefícios como: redução do consumo de um recurso natural não-renovável, reinserção do resíduo na cadeia de produção como um insumo, incentivando a economia circular, e redução da emissão de gases de efeito estufa.
“Este é um projeto que muito nos orgulha, pois, por meio dele conseguimos manter a eficiência de combustão necessária aos fornos de fundição, porém, aumentando a eficiência energética e reduzindo nossa pegada de carbono”, comemora Diego Felippe, gerente corporativo de Meio Ambiente da Tupy.
O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 e já registrou 3.279 inscritos. Tem como objetivo divulgar as principais ações de sustentabilidade e incentivar a replicabilidade dessas iniciativas realizadas pelas principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades do Sul do país, e de São Paulo, presentes nas duas últimas edições, se tornando assim referência para a comunidade ambiental.
Além dessa iniciativa, a Tupy realiza outras ações relacionadas à economia circular. No ano passado, a companhia transformou cerca de 500 mil toneladas de sucatas em produtos de alto valor agregado; utilizou mais de 275 mil toneladas de areia de origem reciclada, e deixou de consumir cerca de 1 milhão de metros cúbicos de água, isso devido ao reuso que, em algumas unidades, chega a 100%.
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização